Conselho pede mais agilidade na contratação de intérpretes de Libras para serviços de saúde

Moção de apelo aos titulares da Saúde e da Assistência Social pede maior empenho no atendimento das demandas da Comunidade Surda

"Por maior agilidade na resolução das barreiras de Acessibilidade Linguística e Comunicacional de PessoMoção Surdos as Surdas aos serviços de saúde da rede SUS Campinas". Este é o apelo, aprovado na reunião do Conselho Municipal de Saúde desta quarta-feira, 25/08, dirigido ao Secretário de Saúde, Sr. Lair Zambon e à Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Srª Vandercleya Elvira do Carmo Silva Moro.

A proposta foi apresentada na reunião pela professora Nubia Vianna, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que representa a Universidade no Conselho. Na moção aprovada, o pedido é "por maior celeridade nos trâmites institucionais e maior empenho da gestão na contratação de intérpretes de Libras, na contratação de empresa de acessibilidade e na organização do curso de Libras para profissionais".

Na justificativa, o documento cita, em primeiro lugar, uma decisão da 11ª Conferência Municipal de Saúde (2019) sobre o "acesso e acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos serviços da rede SUS Campinas". Cita também as dificuldades relatadas pela Comunidade Surda em duas reuniões do Conselho (24/03 e 28/04/2021) "que impedem a comunicação plena e efetiva entre usuários(as) e profissionais de saúde e, consequentemente, uma atenção à saúde integral a esta população".

Leia a matéria do Informa Campinas na íntegra aqui