No dia 16 de janeiro começaram as eleições para conselheiros (as/es) municipais de Saúde, elegendo representantes de conselhos locais de saúde (CLS) que participam dos conselhos dos 5 distritos de saúde da cidade
A primeira eleição ocorreu no Conselho Distrital (CDS) da região Sul, tendo sido eleitos como titular Luiz Carlos Valle e como suplente Honorato dos Santos, com Emerson Pombal ficando como suplente excedente, ou seja, um conselheiro que fica no "banco de reservas" para substituição, caso haja vacância do titular e do suplente durante o mandato que é de 3 anos.
Emerson, Honorato e Luiz, após eleitos na Sul
No dia 19 de janeiro, às 14h, aconteceram duas eleições: no Conselho Distrital Noroeste, em que foi eleita a Maria de Lourdes Fidelis, mais conhecida como Deka, como titular e o Seu Antônio Filetti, como seu suplente e no Conselho Distrital da Sudoeste foram eleitos Neusa Nascimento, como titular, Devanir Bissoli, como suplente e Evaristo Aguiar, como suplente excedente.
Deka de azul, na eleição da Noroeste Neusa Nascimento, Eva Ferreira, Evaristo Aguiar e
Devanir Bissoli, na Sudoeste
No dia 19 de janeiro às 18h estava marcada a eleição no CDS Leste, como também no dia 23 às 17h a do CDS Norte, mas ambas tiveram que ser remarcadas para 16 de fevereiro e 06 de fevereiro, respectivamente, pelas fortes chuvas que dificultaram a presença dos conselheiros.
No dia 30 de janeiro às 19h foi a vez dos CLS das referências, isto é, CLS do SAMU, Mario Gatti, Ouro Verde, Laboratório, Policlínicas e Centro de Referencia Saúde do Trabalhador - CEREST Campinas elegerem seus representantes entre usuários (as/es). Foram eleitos (as/es) José Galdino Pereira (titular), Ana Paula Scatolin (titular), Leila Batista (1a suplente) e Antonio Xavier (2o suplente).
Leila Batista, Ana Paula Scatolin, Galdino Pereira e Antonio Xavier
No dia 30 de janeiro foi a vez de trabalhadores (as) da Vigilância em Saúde definirem quem serão seus representantes no Conselho Municipal de Saúde. Foram eleitos (as/es) Patrícia Silva, como titular e Clóvis Checchia, como suplente.
Clóvis e Patrícia
E no dia 02 de fevereiro, o Movimento Popular de Saúde (MOPS) de Campinas, elegeu seus representantes titulares: Roberto Mardem Soares Farias, Paulo Tavares Mariante, Maria Zuleide Freitas; suplentes: Maria do Carmo Cabral Carpintero, Maria José Dutilh Alves, Renato Alves Libânio; suplente excedente: Douglas Fabiano Melo. Estes (as) representantes eleitos (as/es) assinaram a Declaração de Princípios do MOPS, estabelecendo seu compromisso de atuação no Conselho, como também uma plataforma para avaliá-la e uma base ética para retirar essa representação quando a atuação não for coerente com ela.
Militância do MOPS Campinas que participou da eleição
Por ocasião desta eleição tivemos um momento emocionante em que o Seu Armando Botta, valoroso veterano lutador da saúde em Campinas, contou a história do movimento, nossa inspiração para continuar na luta por um SUS 100% público, de qualidade e para toda a população brasileira!!
Seu Armando, um grande lutador do SUS Campinas!!