Guida Calixto defende que CMS defina destino das emendas impositivas para a saúde

Vereadoras e vereadores de Campinas destinarão parte do orçamento público às diversas áreas, sendo que 50%, obrigatoriamente, serão destinados à saúde

Guida emendas impositivas

Com a aprovação das emendas impositivas, em que vereadoras e vereadores destinarão parte do orçamento público às diversas áreas, sendo que 50%, obrigatoriamente, serão destinados à saúde, o mandato da vereadora Guida Calixto tomou a decisão de que a totalidade da emenda orçamentária do mandato seja decidida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Ela argumenta que, em primeiro lugar, é para evitar que esse valor seja usado como moeda de troca eleitoral ou por outros motivos estranhos, como, infelizmente vemos em todo canto. Para a vereadora "o exemplo mais absurdo disso é o atual orçamento secreto que vem sendo utilizado pelos parlamentares bolsonaristas na esfera federal". Além disso, ela considera "que esse valor deve ser decidido coletivamente, em favor dos setores populares em nossa cidade, diferente do que faz esse governo assim como o anterior que atendem prioritariamente os interesses de grandes empresários, inclusive com esquemas de corrupção, com foi o caso do Hospital Ouro Verde". Por isso, sua decisão é que "o CMS oriente a destinação desses recursos", pois segundo a vereadora "o CMS é órgão mais legítimo para essa decisão."

Além disso, ela comentou que solicitaram "aos demais vereadores e vereadoras que façam o mesmo" e "busquem orientação com o CMS sobre as áreas prioritárias de investimento de suas verbas orçamentárias."

Assista o vídeo com o pronunciamento da vereadora aqui