Neste livro dedicado à defesa do Sistema Único de Saúde, Haydée conta sua trajetória por meio de uma entrevista realizada em fevereiro de 2020 para duas de suas companheiras e amigas Francielly Damas e Nayara Oliveira, do ponto de vista de sua militância no SUS, como mulher de esquerda, sanitarista, trabalhadora, gestora, militante do MOPS e conselheira municipal de saúde.
Maria Haydée de Jesus Lima, que foi presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Campinas no mandato 2017-2020, aceitou a proposta de ser entrevistada enquanto havia se afastado do Conselho para cuidar de sua saúde, num momento em que nem imaginávamos que viria uma pandemia e que sua condição de saúde pioraria a ponto dela nos deixar em 17 de abril de 2021.
A trajetória singular de uma menina do interior, que se converteu em construtora do SUS, registrada nessa inspiradora história, é uma oportunidade de reconhecer e visibilizar o trabalho e a relevância que as mulheres possuem na construção do SUS e da saúde pública brasileira a partir da base. Traz também uma esperança de que as pessoas que o leiam, sejam tocadas por sua história, para que abracem essa luta que foi dela e é de todes nós.
Tornou-se possível publicar a entrevista, por enquanto em formato de livro on-line, com a expectativa de que, por meio de um financiamento coletivo, seja também impresso. Para isso o coletivo de amigues e companheires da Haydée precisa de contribuições de quem se interessar e puder fazê-lo. O preço previsto por exemplar é de 30 reais. Assim que forem alcançadas as cotas necessárias, as doações serão coletadas e os originais enviados para a gráfica.
Importante: só forneceremos o pix para depósito das contribuições depois que tivermos o número suficiente de cotas para fazer a impressão. Portanto, por enquanto basta manifestar o interesse em contribuir.
Segue o link para acessar o formulário para informar sobre o interesse em contribuir para imprimi-lo.
Desde já agradecemos a disponibilidade de todes!!
AbraSUS!!!
Para quem não assitiu a live de lançamento do livro, pode acessá-la aqui.