Neste mês de março realizamos a Mesa de Debate e três das quatro Conferências Temáticas, que produziram propostas e elegeram pessoas delegadas, que podem votar na 2a Conferência prevista para os dias 19, 20 e 21 de abril
No dia 15 de março, foi realizada a Mesa de Debate “Trabalho em Saúde e as Inovações e Desafios Futuros” da 2a Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Campinas "Maria Filomena Gouveia Vilela" no Teatro Bento Quirino (Rua Luzitana, 1505), no centro de Campinas, contando com a mediação de Nayara Oliveira (militante do MOPS Campinas) e a presença dos (as) expositores (as):
- Benedito Augusto de Oliveira (Benão), coordenador da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, que trouxe suas reflexões (em vídeo) sobre a Carreira de Estado Única Interfederativa Multiprofissional Regionalizada do SUS;
- Briginia Kemp, sanitarista e assessora do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP) que abordou a complexa temática das emergências em saúde, finalizando sua explanação com uma linda femenagem à companheira Mena, que dá nome à nossa Conferência;
- Maria do Carmo Carpintero, médica sanitarista, apresentou uma fala abordando a imprescindível necessidade da Educação Permanente como promotora de mudanças no SUS e
- David Xavier, representante da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, nos apresentou a estrutura tecnológica da Saúde Digital do Ministério neste momento.
Participaram da atividade 21 pessoas usuárias, 46 trabalhadoras e 17 gestoras, totalizando 84 participantes.
Após as exposições, cerca de 10 pessoas se inscreveram, fazendo questionamentos, comentários, reflexões. Uma delas, Raquel Prando, fez outra femenagem para a Mena, relatando sua trajetória e declamando uma poesia dela, chamada "Essencia" de seu último livro "O Mar e Outras Essências".
Esta Mesa foi transmitida pela TV Tainã - Rede Mocambos, que é uma TV web da Casa De Cultura Tainã, comunicadores populares que atuam em Campinas, parceiros de longa data do Conselho Municipal de Saúde de Campinas.
A transmissão está acessível aqui
- No dia seguinte, sábado 16 de março, foi realizada a Conferência Temática 4 “Trabalho em Saúde e as Inovações e Desafios Futuros” que contou com em 63 participantes, entre 18 pessoas usuárias, 38 trabalhadoras e 7 gestoras.
Três salas de grupo se reuniram na CEMEFEJA Paulo Freire (Rua Luzitana, 1526 - centro) debatendo e definindo 17 propostas em âmbito municipal e 5 em nível estadual ou federal, finalmente aprovadas na plenária, realizada no Teatro Bento Quirino, que também escolheu seus representantes para a etapa municpal: 16 pessoas usuárias, 8 trabalhadoras e 7 gestoras.
- No domingo, 17 de março, foi a vez da realização da Conferência Temática 1 “Trabalho em Saúde, acesso e qualidade do cuidado, humanização da assistência e gestão colegiada com usuários(as) e trabalhadores(as)” que contou com 59 participantes, entre 23 pessoas usuárias, 17 trabalhadoras e 19 gestoras.
Foram 3 salas de grupo debatendo e definindo inicialmente 24 propostas em âmbito municipal e 5 estadual ou federal, que foram agregadas e aprovadas na plenária tornando-se 20 e 5, respectivamente.
- No sábado do final de semana seguinte, dia 23 de março, foi realizada a Conferência Temática 2 “Trabalho em Saúde: digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS”, na qual estiveram presentes 79 participantes, entre 25 pessoas usuárias, 38 trabalhadoras e 16 gestoras.
Foram 4 salas de grupo debatendo e definindo propostas em âmbito municipal e estadual ou federal, que foram agregadas e aprovadas na plenária tornando-se 22 e 5, respectivamente. A plenária também escolheu seus representantes para a etapa municipal: 11 pessoas usuárias, 6 trabalhadoras e 5 gestoras.
- A próxima Conferencia Temática, do Eixo 3 ”Trabalho em Saúde e a Integração entre Educação e Práticas”, vai se realizar no dia 06 de abril, também um sábado e está com as inscrições abertas.
Para se inscrever acesse o link aqui
Lembre-se de levar os documentos necessários:
a) usuários: comprovante de residência de Campinas;
b) trabalhadores: comprovante de vínculo empregatício público ou privado conveniado.
E pra quem vem de CARRO nessa atividade preparatória da 2a CONFERÊNCIA foi AUTORIZADO EXCEPCIONALMENTE o acesso ao estacionamento externo, localizado atrás do prédio da Prefeitura (entrada pela Rua Barreto Leme), nas atividades preparatórias da 2a Conferência, no horario: 8h as 14h30min
Desde que haja disponibilidade de vagas e restrito o ao uso solicitado
E pra QUEM vem de ÔNIBUS
É só pegar uma linha que te deixa em frente à Prefeitura, porque tanto o Teatro Bento Quirino (Rua Luzitana, 1505) ou o CEMEFEJA Paulo Freire (Rua Luzitana, 1526) ficam na rua paralela à Avenida Anchieta.
As propostas produzidas em cada uma dessas Conferências Temáticas farão parte do relatório que será debatido na Conferência em abril. E as pessoas delegadas eleitas nelas é que participarão com direito a voto na 2a Conferencia cujo tema é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.
.
Para saber mais, acesse nossas redes.
-
Site do CMS
-
Instagram do CMS
-
Facebook da 2a Conferencia de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Tire suas dúvidas no email: cms.suscampinas@gmail.com
A sua participação pode melhorar o SUS
Juntes somos mais fortes
#trabalhoemsaúdedignodecentesegurohumanizadoequanimenoSUS