100 DIAS DE GOVERNO Mário Gattinho segue no plano das intenções do governo Dario

Além do "Mário Gattinho", outras promessas feitas pelo prefeito ficaram no plano das intenções

o atual Hospital Metropolitano

"A área da saúde é o setor com mais medidas no plano, o que reflete o momento da pandemia de covid-19. Segundo a Prefeitura, 53 novos médicos já estão trabalhando na rede municipal e outros 63 estão em processo de admissão. A administração municipal aponta ainda que outros 89 foram convocados, totalizando 205 médicos.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nayara Lúcia Soares de Oliveira, reconhece que a contratação de médicos é "positiva", especialmente pelo momento de crise sanitária. De acordo com ela, no entanto, a Prefeitura não cobriu o déficit de funcionários em outras categorias da saúde. Nayara revela que o Conselho fez um levantamento para dimensionar a quantidade de funcionários em cada área da saúde e constatou que faltam técnicos de enfermagem, agentes comunitários e equipe de saúde bucal.

"Sabemos que a garantia da saúde da população não é feita só pelos trabalhadores da medicina, mas sim de uma equipe multiprofissional. É preciso destacar também a falta de profissionais no que diz respeito às metas de cobertura populacional estimada pelas equipes de atenção básica. Campinas está muito abaixo da cobertura desejável", diz a presidente do Conselho, que revelou que a entidade tem recebido muitas reclamações sobre a falta de cobertura de plantões na rede de urgência e emergência. "Todos os dias recebo reclamações sobre plantões cronicamente descobertos. A Rede Mário Gatti foi criada em 2018 dizendo que haveria de enfrentar este problema, que continua tão grande como sempre foi", critica.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui: ​​https://correio.rac.com.br/_conteudo/2021/04/campinas_e_rmc/1088313-mario-gattinho-segue-no-plano-das-intencoes-do-governo-dario.html