Controle Social

Controle Social é o efeito da ação do cidadão participante sobre os serviços públicos, ou seja: da sociedade sobre o estado, que confere à Democracia caráter mais participativo. Na Saúde o controle social fortalece o exercício da cidadania em direção dos objetivos do SUS: o direito dos cidadãos à atenção plena à saúde.

O controle social está regulamentado em todas as esferas de gestão do SUS. Opera a partir das Conferências (Nacional, Estaduais e Municipais) de Saúde e dos Conselhos (Nacional, Estaduais, Municipais, Distritais e Locais) de Saúde.

Para mais informações sobre controle social veja o site do Conselho Nacional de Saúde, onde também poderão ser verificadas as ações daquele Conselho. Também pode ser acessado o Conselho Estadual de Saúde, para acompanhar as decisões do mesmo.

O Controle Social em Campinas está estabelecido através de legislação municipal. Estas legislações, bem como as atas do Conselho Municipal de Saúde, a relação de integrantes e outras informações que se referem aos Conselhos de Saúde do município podem ser encontradas neste mesmo site.