"Amanhã vai ser outro dia" é o tema da 12ª. Conferência Municipal de Saúde de Campinas

Conselho Municipal de Saúde convida a população a participar de Conferências Livres preparatórias para o evento que ocorre em 2023

Em 2023 vai acontecer a 17ª Conferência Nacional, a 9ª Conferência Estadual e a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas (XII CMSC), que terão como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Para ampliar a participação popular nos temas que serão debatidos e analisados durante a XII CMSC, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) convida a população a participar das Conferências Temáticas ou Livres (CTL), preparatórias para o evento municipal, que vai acontecer dias 24, 25 e 26 de março de 2023.

Tradicionalmente, a preparação de Conferências Municipais ocorre em etapas locais (atividades em sua maior parte realizadas nos serviços) e nas etapas distritais, mais conhecidas como Pré-conferências distritais que, no caso de Campinas, acontecem nos 5 distritos de saúde: Leste, Norte, Noroeste, Sudoeste, Sul. Nesta XII CMSC outra possibilidade de ampliar a participação ocorre através das CTLs.

As Conferências Temáticas ou Livres (CTL), que são etapas da 12ª. CMSC, poderão ser organizadas por qualquer um dos 3 (três) segmentos: por pessoas usuárias, trabalhadoras ou gestoras/prestadoras, através de grupos, movimentos sociais e militantes do direito à saúde e democracia, tais como juventude, população em situação de rua, população negra, indígenas, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, que vivem com HIV/AIDS, com doenças crônicas, idosas e catadoras de materiais recicláveis, dentre outras.

O objetivo das CTLs é debater e construir propostas para o tema da XII CMSC e/ou um ou mais eixos temáticos, ou ainda para temas específicos e, ao final, encaminhar relatório à Comissão Organizadora, de acordo com as regras e prazos definidos em regimento. As CTLs serão realizadas de 20 de novembro de 2022 a 30 de janeiro de 2023.

Além disso, as CTLs poderão indicar representantes delegados (as) para a Etapa Municipal da Conferência, também, de acordo com as regras e prazos definidos em regimento. Interessados (as) em organizar uma Conferência Livre ou Temática, podem se inscrever utilizando o formulário disponível no link https://forms.gle/PU6VEZkyXkVdjyBD9 ou pelo QR Code, lendo com a câmera do celular nos banners do evento.

De acordo com a presidenta do CMS de Campinas, Nayara Oliveira, qualquer pessoa pode se inscrever e propor uma Conferência Livre ou Temática. “O ideal é que seja um grupo de pessoas que se junte para aprofundar, fazer propostas e tirar delegados para a Conferência Municipal. Por exemplo, gente que luta contra o racismo, que atua junto à pessoas com doenças crônicas, em situação de rua, entre outros”, explica Nayara.

As demandas e ações do CMS têm o apoio do Projeto Wash, que atua em defesa do SUS e pela promoção de políticas de educação permanente em saúde.

Inscrição para Organizar Conferencias Temáticas ou Livres 12a CMSC

Texto: Delma Medeiros (Especial para o CMS, via Projeto WASH)

Revisão: Nayara Oliveira