Ambulatório Transcender promove roda de conversa

Encontro presencial ocorre nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, às 14h30, na Estação Cultura Antonio da Costa Santos

 

A transexualidade é uma realidade e precisa ser encarada com todo o cuidado e delicadeza que a situação exige. O atendimento às pessoas trans em Campinas é feito há cerca de 20 anos no Centro de Referência LGBT. E com a proposta de oferecer um espaço para atendimento na saúde de homens e mulheres transexuais, em 2020 foi criada a equipe do Ambulatório Transcender, no Centro de Saúde Santos Dumont. O Ambulatório visa a atender pessoas trans que desejam iniciar ou já estejam no processo de transexualização (mudança de sexo). O Ambulatório Transcender funciona no mesmo espaço do CS Santos Dumont, na região do Jardim Itatinga. E para fomentar a discussão sobre a questão, a unidade de saúde promove nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, a Roda de Conversa Ambulatório Transcender.

 

O encontro presencial ocorre das 14h30 às 16h30, no salão 2, da Estação Cultura Antonio da Costa Santos. “Nossa expectativa é realizar rodas de conversa mensais para debatermos temas relativos às questões de gênero entre os usuários, usuárias e usuáries, recebendo também os trabalhadores de outras unidades de saúde junto conosco”, adianta Patrícia Negrão, coordenadora do CS e do Ambulatório. “Nosso objetivo é buscar uma aproximação com a população trans, tirar o tratamento desses casos da situação da doença e levar para o espaço da saúde, da convivência”, afirma Patrícia. “Para tanto a conversa é indispensável, por isso queremos realizar regularmente as rodas de conversa”, coloca, frisando que essas rodas são abertas a todes os e as interessades.

roda discute a transexualidade

“A finalidade é dar voz a população transexual e com isso buscar outros caminhos para o atendimento adequado a essa comunidade”, ressalta. Segundo Patrícia, é essencial criar uma rede de atendimento, envolver no processo todas as unidades de saúde do Município, além dos serviços de referência para eventuais procedimentos cirúrgicos. “O Ambulatório sempre atuou por livre demanda, mas agora está mais estruturado para orientar os usuários e usuárias e envolver outras unidades”, coloca. (Delma Medeiros/Especial para o CMS, via Projeto WASH)

Serviço:

O quê: Roda de Conversa Ambulatório Transcender

Quando: Dia 21/02 (segunda-feira), das 14h30 às 16h30

Onde: Salão 2 da Estação Cultura (Praça Floriano Peixoto, Centro).    

Público alvo: Pessoas trans, travestis e outros (as) interessados (as)