Ato em defesa da saúde da população campineira

 

Entidades e militantes em defesa do SUS se mobilizam contra as condições de trabalho da UPA São José

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS), Movimento Popular de Saúde (MOPS) e Frente pela Vida, em Defesa do SUS preparam um ato público de protesto pelas precárias condições de trabalho da UPA São José. A manifestação está marcada para o dia 7 de abril, às 10h, diante da unidade, localizada na Rua Bertoldo F. de Castro, 159, Jardim das Bandeiras. Em documento divulgado nas redes sociais os militantes afirmam que o povo tem direito à saúde de qualidade. Seja nos Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em todo serviço do SUS Campinas. Destacam que desde o fechamento da UPA Centro, a UPA São José sofre com excesso de demanda de pessoas precisando de atendimento.

O documento ressalta que a situação se agravou muito com a criação da Rede Mário Gatti, “que vem sucateando o serviço”.

E elencam alguns problemas como o fluxo misturado dos pacientes, que gera tumulto, cuidado sem critério, atraso e desumanização do serviço.

Superlotação com pacientes em macas no corredor; não fornecer alimentação - pacientes passam o dia já internados, sem comida; ajustes que o pessoal da higiene precisa fazer nos produtos utilizados; enfermagem sobrecarregada, com muitos trabalhadores afastados por depressão, crise nervosa e transferências para os que reclamam; e pressão para os médicos se demitirem estão entre os problemas apontados pelos militantes.

“Fazem o serviço piorar muito e depois tudo parece que será resolvido se entregar para uma empresa de saúde gerir”, colocam os militantes da saúde. Segundo os manifestantes, este enredo está se repetindo. Ocorreu no Complexo Hospitalar Ouro Verde e mais recentemente com a terceirização da UPA Campo Grande. “Quem ganha com isso? Quem perde com tudo isso?, questionam.

Os envolvidos pedem união “para lutar contra mais esse ataque à saúde da população”. E conclamam: “Vem com a gente! Traga sua disposição e sua máscara.” Dia 7 de abril, às 10h, na frente da UPA São José. (https://goo.gl/maps/cATrw5S6JUz6J4z56). (Delma Medeiros/Especial para o CMS por meio do Projeto WASH)

 cartaz do ato de protesto pelas condições da UPA São José