Bazar da Cozinha Solidária do São Marcos

Movimentos populares pedem doações para a realização da segunda edição do evento de solidariedade

A Cozinha Solidária do São Marcos nasceu em meados de junho com a proposta de funcionar por três meses naquele bairro, mas está lutando para se manter mais tempo na região, onde vivem famílias em situação dramática. São homens e mulheres de todas as idades, mas principalmente na faixa acima de 40 anos, que não conseguem emprego nos últimos anos. Alguns sobrevivem de bicos eventuais, outros são catadores de reciclados, mas a maioria sem uma renda fixa.

A organização da Cozinha Solidária até antecipou o horário do almoço, para que as crianças que entram às 13 horas não fossem com fome para a escola, onde a refeição só é oferecida às 15h30.

Voluntária servindo refeições no projeto Cozinha Solidária do São Marcos

O programa é mantido com apoio de voluntários e de contribuições em comida e em estrutura. Segundo a organização, cada talo de verdura é aproveitado. Tudo conta para garantir a alimentação e bem estar da comunidade.

Mas, mesmo com as contribuições, faltam recursos para permitir uma alimentação equilibrada. Assim, um primeiro bazar foi realizado em setembro, na Praça do bairro e contou com a solidariedade de pessoas de todos os cantos da cidade, que doaram itens para serem vendidos. Além de conseguir recursos para a Cozinha, vendendo por cerca de R$ 2,00 cada peça, o Bazar trouxe momentos de alegria e descontração para a comunidade. “Colocamos cordas e penduramos as roupas em cabides. As pessoas escolhem como se estivessem numa loja”, conta Leda Cassins, voluntária do projeto e organizadora do bazar. Para esta segunda edição está recebendo doações de roupas, calçados, mochilas, bijuterias, utensílios domésticos, brinquedos. “Qualquer peça sem uso, pode ser doada que será transformada em comida”, diz Leda.

Ela conta que a Cozinha Solidária atende em média 250 pessoas por dia. “Fizemos um levantamento, de 14 de junho, quando começou a funcionar, até 9 de novembro, foram servidas 21.717 refeições”, informa. Leda explica que a projeto era de uma cozinha itinerante, mas foi prolongado no bairro em função da precariedade enfrentada por muitas famílias.

As doações podem ser entregues no Sindiquinze  (Rua Dr. Quirino, 594 - Centro, com estacionamento), das 9h às 18h. Quem não puder entregar pode entrar em contato com Leda no celular 98222-4544. As doações podem ser feitas até 30 de novembro. O Bazar da Cozinha Solidária será realizado dia 11 de dezembro, a partir das 9h, na praça do CDHU San Martin. O 1° Bazar arrecadou cerca de R$ 2 mil para a Cozinha.

O projeto Cozinha Solidária do São Marcos é articulado pela Paróquia São Marcos, MST - Acampamento Marielle Vive e Núcleo da Articulação de Francisco e Clara da Arquidiocese de Campinas. Conta ainda com apoio da Associação Vale do Sol, Frente pela Vida em Defesa do SUS, Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, Livres Agroecologia, ISA, CUT, Sindiquinze, Sindicato dos Petroleiros, Adunicamp. (Delma Medeiros/Especial para o CMS por meio do Projeto WASH)