Comissão Organizadora da 3a Conferência de Saúde Mental de Campinas divulga Texto Orientador dos Debates

Este texto serve de apoio aos debates que estão ocorrendo nas etapas locais e distritais preparatórias da Conferência

Intitulado “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o mesmo tema da III Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC), este Documento Orientador , de caráter propositivo, foi elaborado por representantes da Comissão Organizadora e Grupo de Trabalho (GT) de Metodologia, Sistematização e Relatoria, com base nos eixos e subeixos temáticos da V Conferência Nacional de Saúde Mental, considerando as deliberações da XI Conferência Municipal de Saúde de Campinas, da Comissão de Saúde Mental do Conselho e o documento construído nas plenárias distritais e deliberado pelo pleno do Conselho que aprovaram propostas para o PPA e o Plano Plurianual de Saúde 2022-25 constantes do Relatório encaminhado à gestão da Secretaria em junho de 2021.

A III CMSMC terá abrangência municipal, mediante Etapas Preparatórias, conforme abaixo:

I - Municipal – será realizada nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2022; 

II - As etapas preparatórias da Conferência Municipal tais como as Pré-Conferências Distritais, Temáticas ou Livres, Plenárias, Oficinas e outras poderão ser realizadas até 16 de janeiro de 2022.

As etapas preparatórias da III CMSMC deverão ocorrer de forma mista, por meio virtual e presencial, a depender das condições epidemiológicas do Coronavírus na cidade.

O calendário e as demais informações para inscrição podem ser verificadas a seguir: 

pre-conferencias

 

endereços pré

 

As Conferências Temáticas ou Livres, Plenárias, Oficinas, Rodas de Conversas ou outros formatos, que estão sendo organizadas pelas Comissões Organizadoras das 5 Pré-Conferências Distritais estão sendo estimuladas para que mobilizem todes interessades no tema da Conferência e construam relatórios informando as propostas construídas durante as mesmas até 16 de janeiro de 2022.  

As Conferências Livres poderão ser organizadas pelos segmentos de usuários(as), trabalhadores(as) e gestores(as)/prestadores(as), como também, pela representação social a que pertencem (Ex.: juventude, população em situação de rua, população negra, pescadores(as), catadores(as) de materiais recicláveis, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV/AIDS, dentre outras), podendo ser constituídas nos âmbitos Municipais, Intermunicipais, Regionais, Macrorregionais, Estaduais, Distrital e/ou Nacional, com o objetivo de debater um ou mais eixos temáticos.

As conferências livres não elegem delegados(as). Seu principal objetivo é apresentar sugestões pelo(s) eixo(s) temático(s) debatido(s) à Comissão Organizadora da Etapa correspondente.

Links ou email para Inscrição nas Pré-Conferências Distritais da 3a Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas

Leste       ➡️ No email: saude.distleste@campinas.sp.gov.br

Norte      ➡️ No link: https://forms.gle/EhsWRJSJJmvSrp2k8   

Noroeste ➡️ No link: https://forms.gle/3mmh5gosA1GrFr8WA

Sudoeste ➡️ No link: https://forms.gle/YVoew8qNbiDUr65b7

Sul           ➡️ No Link: https://forms.gle/Nv7WiSezkuixhMkYA