Conferência Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial

Convocatória e inscrições no: https://linktr.ee/conflivremulheres.sma. Lançamento da Conferência será dia 7 de maio, das 10h às 13h, on-line

 

No âmbito da V Conferência Nacional de Saúde Mental, numa conjuntura política de desmonte do SUS e da Reforma Psiquiátrica, um coletivo formado por mulheres diversas convoca toda população para participar do lançamento da I Conferência Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial (CLNMSMA), etapa preparatória para a Conferência Nacional.

cartaz da CLNMSMA

 

O grupo agrega mulheres de raças e classes sociais distintas, de todas as regiões do Brasil: usuárias, trabalhadoras, gestoras, mulheres CIS, mulheres trans, travestis, pessoas não binárias, além de várias frentes e coletivos antimanicomiais e antiproibicionistas e movimentos feministas de matizes variadas.

“Nosso objetivo é defender o SUS, a reforma psiquiátrica e colocar em debate diretrizes e propostas para a Política Nacional de Saúde Mental, que defendam a Reforma Psiquiátrica e a ampliem a partir de questões envolvendo gênero, raça e classe social”, explica Monica Vasconcellos Cruvinel, coordenadora da construção e organização da CLNMSMA. “As inscrições para o lançamento da Conferência estão abertas on-line. O lançamento será no dia 7 de maio, das 10h às 13h, também no formato on-line e com apresentações artísticas”, informa Monica.

Neste dia haverá a abertura dos trabalhos, a leitura da carta convocatória e uma mesa contemplando os quatro eixos que norteiam a Conferência. “O eixo 1 abordará a que Liberdade as mulheres têm direito para o seu cuidado? Violências serão o tema do eixo 2. Mulheres e Loucura, do eixo 3; e Reforma Psiquiátrica e interseccionalidade o tema do eixo 4”, adianta Monica. Em seguida, será aberta uma roda de conversa com representantes dos coletivos que apoiam a realização da CLNMSMA.

Apontar diretrizes para a Política Nacional de Saúde Mental; marcar a relação entre a violência contra mulheres trans, CIS, pessoas não binárias, e os reflexos na saúde mental e no atendimento psicossocial; e criar um espaço de debate amplo com a sociedade sobre o papel das mulheres no campo da saúde mental, estão entre os objetivos da Conferência. “Lutamos contra a necropolítica neoliberal e negacionista em vigor no país, pela garantia do Estado de Direito, pela redemocratização do Brasil, contra o desmonte do SUS, contra os investimentos em Comunidades Terapêuticas, por uma sociedade sem manicômios, pela defesa da Reforma Psiquiátrica Brasileira e por seus avanços a partir de uma perspectiva de gênero, raça e classe”, diz um trecho da convocatória.

O Projeto WASH, que há anos se empenha na luta em defesa da universalidade do SUS, apoia a realização da Conferência Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental e Antimanicomial, pela relevância da temática.

Os dados do lançamento e o acesso ao formulário de inscrição, estão disponíveis no linktree: https://linktr.ee/conflivremulheres.sma.

cartaz do lançamento da Conferência

(Delma Medeiros/Especial para o CMS, por meio do Projeto WASH)