Conferência Livre Trabalho e Saúde Mental

Conferência livre aborda o direito ao trabalho como instrumento de inclusão na preparação da 3a Conferência de Saúde Mental de Campinas

Usuários e usuárias do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT), do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira convidam todes para a Plenária Livre Trabalho e Saúde Mental: inclusão social pelo trabalho, avanços, retrocessos e desafios. O encontro está previsto para o dia 9 de março, das 8h30 às 12h no Auditório do Casarão e das 13h30 às 16h no refeitório do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

A conferência vai discutir, entre outros tópicos, o direito ao trabalho, a afirmação da cidadania e as estratégias de produção de saúde por meio do trabalho. Entre os tópicos estão: garantia do direito ao trabalho, a afirmação da cidadania e as estratégias de produção de vida através do trabalho.

“Atualmente em Campinas temos poucos pontos de geração de trabalho e renda no campo da saúde mental. Tudo ocorre basicamente no NOT, com bolsas resultantes de convênios. Essa plenária tem, entre outros objetivos, pensar o aprimoramento da geração de renda para usuáries de Saúde Mental em Campinas, pensar outras possibilidades de geração de renda, em outros formatos além das bolsas, como a economia solidária e cooperativismo e também pensar o desenvolvimento de projetos nessa área, em outros pontos da cidade, para contemplar pessoas de diferentes regiões do município.

"Falamos de um trabalho que gere renda; crie relações, parcerias e amizades; valorize as diferenças; promova oportunidades de descobertas, aprendizagem, produção e troca de conhecimento”, afirma o coletivo da Comissão Organizadora de Usuáries da Plenária do Trabalho. “Não é preso em manicômios, hospitais especializados em psiquiatria e Comunidades Terapêuticas que a gente vai melhorar. É preciso termos a garantia de um trabalho que valorize as nossas diferenças e singularidades, que proporcione o diálogo solidário, que promova descobertas de aprendizagem, de produção, troca de conhecimentos e o acesso ao território e à cidade”, destaca a Comissão. Segundo oficineiros e oficineiras que compõem a Comissão, a sociedade tem muito preconceito com relação aos usuáries dos serviços de Saúde Mental. “Por vezes a gente está pronto para sair do NOT e ter um trabalho que gere mais renda, mas quando dizemos que a nossa experiência de trabalho é no Cândido Ferreira, aparece o preconceito. Então, a plenária é nesse sentido, também para discutirmos a questão do trabalho e as diversas formas de geração de renda”, colocam.

A comissão aponta que é fundamental que o trabalho, além de gerar renda, favoreça a criação de relações sociais, de parcerias e amizades, aspectos fundamentais para a qualidade de vida. A convivência no trabalho também valoriza as diferenças, proporciona o diálogo, o companheirismo e a solidariedade.

Outro ponto importante é que essa Plenária Livre surge no contexto da 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC) e da 5ª. Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM). A comissão lembra que faz 12 anos que o Brasil não tem uma CNSM, lembrando que as políticas públicas de Saúde Mental são, historicamente, decididas a partir das conferências. Além disso, a organização vai conseguir tirar delegados entre os usuários (as). A Conferência Municipal só pode ocorrer se tiver paridade, com 50% de delegados usuáries, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. Durante as pré-conferências distritais, a organização da Conferência Municipal não atingiu o percentual de 50% de usuáries  e nas plenárias livres será possível preencher as vagas remanescentes.

Outro diferencial é que essa Plenária está sendo organizada pelos usuários (as), que integram a Comissão Organizadora da Plenária do Trabalho, que se empenharam para sua realização, fizeram a arte e todas as ações necessárias, com apoio de alguns trabalhadores e da gestão do NOT, e membros da Comissão Organizadora da III Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas. “Ela tem essa força, essa potência de ter sido organizada por usuários (as).” Dia 9/3 no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (Rua Antonio Prado, 430, Distrito de Sousas, Campinas).

A inscrição pode ser feita no link: http://forms.gle/qrm1qmaT8HNjMQaz8

Card com texto disparador

(Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto WASH – Revisão: Comissão Organizadora)