Conselho de Saúde repudia ataques a comunicadores

CMS de Campinas faz moção de apoio e solidariedade à conselheira Ckristiane Costa e ao radialista Jerry de Oliveira

A conselheira de saúde Ckristiane Costa e o radialista Jerry de Oliveira, ambos da Rádio Comunitária Noroeste, sofreram ameaças devido ao trabalho que desenvolvem no movimento de rádios comunitárias. Os ataques foram denunciados em boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Campinas. Diante dessa afronta à liberdade de expressão e à democracia, o Conselho Municipal de Saúde de Campinas soltou uma moção de apoio e solidariedade às vitimas.

“O Conselho Municipal de Saúde de Campinas vem a público manifestar seu repúdio às graves ameaças e ataques que visaram atingir à conselheira Ckristiane Costa e ao radialista Jerry de Oliveira, cuja atuação no movimento de rádios comunitárias tem sido, há anos, um fator de promoção da informação de qualidade para a população da região noroeste de nossa cidade estimulando ações cidadãs nos mais variados campos dos direitos sociais”, diz um trecho da moção.

O Conselho também pede a devida apuração e responsabilização dos “autores de ataques contra cidadãos comprometidos com a defesa da democracia e dos direitos humanos, princípios fundamentais da sociedade e do Estado brasileiros.”

Destaca ainda sua condição de órgão que atua em defesa dos direitos humanos e a importância da comunicação na formação, informação e mobilização para a promoção da saúde e defesa da democracia.

O documento cita ainda que o desdobramento do caso foi a solicitação de afastamento de Ckristiane Costa do CMS para tratamento de saúde. E reitera seu apoio aos dois lutadores da comunicação. “A condição de auto-exílio decorrente dessas ameaças contra sua integridade física, é evidência do agravamento da situação de proteção social e deterioração das relações”.

Os dois profissionais foram ameaçados presencialmente e pela internet, no final do ano passado. Os radialistas estão agora sob proteção das redes de defensores de radialistas ameaçados e de defensores dos direitos humanos. (Delma Medeiros/especial para o CMS via Projeto WASH)

logotipo da radio noroeste

A moção na íntegra está disponível no link: