Conselhos Locais de Saúde reivindicam mais pessoal e estrutura para atendimento da População

Conselhos Locais de Saúde (CLS) em sua maioria da região Norte, apoiados pelo Conselho Municipal, fizeram manifestação em frente à prefeitura neste 20 de setembro, pressionando por mais profissionais de saúde e melhores condições no atendimento da população 

O CLS da Vila Boa Vista, junto com conselheiros(as) locais do Santa Bárbara, Barão Geraldo, Village, Aurélia, Anchieta, Rosália, São Marcos, Eulina e Santa Mônica, todos da região Norte, e mais o São Vicente (região Sul) e Vila União (região Sudoeste) realizaram esta manifestação para reivindicar junto à Secretaria de Saúde e à Prefeitura de Campinas a reposição de médicos pediatras, generalistas, profissionais de farmácia, de enfermagem e saúde bucal para o atendimento adequado das populações que abrangem o território dos serviços, melhorias no acesso ao atendimento, das condições de funcionamento da saúde bucal, da farmácia e fornecimento de medicamentos e de exames. 

todos juntosO CLS da Boa Vista, recentemente eleito, iniciou o movimento, levantando todos seus problemas e reivindicações num detalhado Oficio que foi apresentado à gestão do Distrito Norte e direção da Secretaria ainda em agosto para que tomassem as  providências, tendo sido dado um prazo para resposta, que não veio. 

Dessa forma iniciaram a mobilização com outros CLS da região que passam por problemas muito semelhantes, juntando suas vozes na denúncia dos problemas que a população enfrenta para conseguir atendimento. 

O Conselho Municipal de Saúde vem acompanhando e apoiando as lutas destes CLS, tendo procurado estimular que outros CLS também levantem seus problemas e reivindicações e se façam ouvir pela Secretaria de maneira oficial. São muitos os CLS com os mesmos problemas e sua voz ficará cada vez mais firme e forte, se as manifestações forem conjuntas, colocando tudo que vem enfrentando no atendimento de Saúde na cidade. 

 

ana e eva          Maria do Carmo e Luiz         neusa    

A Diretora de Saúde, Sara Sgobin, recebeu os manifestantes e apresentou algumas medidas que estão sendo tomadas tais como contratação de pessoal, vinda de médicos do programa federal, instrumentos para fixar os profissionais contratados, dentre outras respostas. 

sara    Os manifestantes não se deram por satisfeitos porque ainda não viram concretamente seus efeitos na sua vida prática acontecendo. Continuarão se organizando para mais CLS virem para junto dessa luta, mapeando seus problemas e reivindicações, acompanhando e pressionando por medidas que solucionem de fato os problemas, fortalecendo-se uns aos outros para estas e outras lutas. 

   

 

 

 

 

 

 

A seguir as reivindicações do CLS da Vila Boa Vista, alvo da manifestação e pressão junto à Administração: 

  • Reposição dos médicos pediátricos das  três equipes da estratégia de saúde das crianças.

  • Contratações de mais dois médicos generalistas com a finalidade de cobrir as outras duas equipes de estratégia de saúde da família que não tem o profissional de referência.

  • Escuta da população e deste Conselho Local de Saúde sobre as fragilidades da unidade de saúde e a dificuldade de acesso ao serviço.

  • Contratação de mais um profissional odontológico. Sendo que há duas salas e apenas uma está em uso por profissional, além de equipamento de raio-X. O principal motivo é que a profissional capacitada que já realiza os atendimentos está sobrecarregada pela alta demanda.

  • Contratação de mais um profissional da farmácia, pois no momento uma de ferias e outra cumprindo seu horário, fica horários vagos onde usuários não consegue pegar seu remédios e acha que a farmácia está abandonada ou fechada o que ocorre conflitos entre usuários e funcionários.

  • contratação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

  • Materiais para exames e remédios de uso contínuo da rede pública, uma vez que os moradores não têm como arcar com os custos.

  • Disponibilização de medicamentos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), para prevenir a contração de HIV pela população periférica.