A desobrigação do uso de máscaras em lugares fechados e o risco para a população do Brasil – uma medida extemporânea e eleitoreira

Trabalhadores e Usuários da Secretaria Executiva e Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Movimento Popular de Saúde – MOPS Campinas e  Frente Pela Vida em Defesa do SUS Campinas e região se posicionam contrários à medida

logo MOPS

   logo conselhologo Frente pela Vida

Vemos com preocupação as medidas do governo paulista e do governo de Campinas de desobrigar o uso de máscaras em lugares fechados, em que pese as exceções para serviços de saúde e transporte coletivo.

Ações precipitadas como essa, como já aconteceu no passado, tomadas muito mais por pressões empresariais que baseadas na ciência, foram acompanhadas de aumento de casos e da necessidade de, novamente, ampliarem-se as restrições.

De outro lado, essa medida, justificada exclusivamente por motivos eleitoreiros, sinaliza para a população uma situação de tranquilidade que não corresponde à realidade dos fatos. Amplia a circulação do vírus e poderemos assistir, em breve, novo recrudescimento da pandemia.

Ao contrário dessa medida, deveríamos continuar com o uso de máscaras (que já se mostrou muito efetiva na contenção dos casos e óbitos), inclusive com o poder público fornecendo aquelas de modelos seguros para os públicos mais expostos, ampliar medidas para aumentar a cobertura vacinal principalmente entre as crianças, ampliar e facilitar a testagem gratuita em serviços públicos, manter o distanciamento entre as pessoas, entre outras medidas de proteção.

Se os nossos governantes não se pautam pela precaução, apelamos à população para que mantenhamos o espírito de solidariedade e não abandonemos o uso de máscaras e outras medidas preventivas, além de estimular a vacinação dos que ainda não a tomaram. 

Leia a nota na íntegra aqui