Educação permanente e continuada na Saúde

Fiocruz oferece Curso de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no SUS/SP

 

Com o objetivo de fortalecer os espaços de participação popular e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-Brasília está oferecendo o “Curso de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS/SP)”. Voltado para conselheiros (as) de saúde e lideranças sociais e populares, o curso tem duração de 7 (sete) meses e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março de 2022. A aula inaugural, ainda sem data definida, contará com a participação do deputado federal Alexandre Padilha, apoiador do projeto via emenda parlamentar individual.

Este curso integra as estratégias desenvolvidas pela Fiocruz Brasília para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Os organizadores destacam que “desde o início da crise sócio sanitária em curso, temos envidado esforços no sentido de fortalecer o processo de diálogo e construção compartilhada junto às comunidades, o que já vinha sendo fomentado por meio da implementação dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS)”.

A realização do curso tem apoio do deputado federal Alexandre Padilha que, através de emenda parlamentar individual destinou recursos à Fiocruz para oferecer essa formação que privilegia o controle social e a participação popular na formulação de políticas públicas para a área de saúde. Também tem o apoio, como parceiro social, do Sindicato da Saúde (Sindsaúde/SP).

“Este curso está focado no Estado de São Paulo. A ideia é elencar ao máximo as várias regiões do Estado e trabalhar basicamente a concepção da sociedade e o conceito de saúde. O SUS é uma política de resistência. A ideia é politizar o debate sobre o controle social e contribuir com um modelo de saúde para o Estado. Vamos abordar a questão da saúde no Brasil e levantar aspectos importantes da história da saúde em São Paulo”, explica Osvaldo Bonetti, coordenador do curso, que contará com uma equipe de pesquisadores da Fiocruz e dirigentes do Sindsaúde. Ele destaca que saúde não se restringe a tratar doenças, mas em promover a qualidade de vida da população. “Vamos abordar aspectos técnico-operacionais como Leis de Diretrizes Orçamentárias, Planos Plurianuais (PPAs), e formulação de políticas públicas, entre outros”, adianta Bonetti.

A formação abrange conselheiros (as), lideranças sociais e populares sem critérios de escolaridade das cidades de: São Paulo, Osasco, Guarulhos e Alto Tietê, Campinas e região, Vale da Ribeira, ABC, Ribeirão Preto e Baixada Santista.

O curso será ministrado por meio da PICAPS (Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19). Será realizado de forma semi-presencial, com aulas on-line e ações nos territórios de inserção dos educandos selecionados, de acordo com a pesquisa proposta por cada um deles. A meta é potencializar os espaços de participação em ações articuladas para a conquista de uma gestão participativa no SUS-SP. As aulas e as pesquisas ocorrerão no período de março a setembro de 2022 e, dependendo do controle da pandemia, poderão ocorrer atividades presenciais a serem agendadas.

Segundo Bonetti, o objetivo é formar educadores que possam replicar os conhecimentos para outros grupos. Os participantes apresentam um pré-projeto e no final do processo vão somar seus conhecimentos pessoais com os adquiridos durante o curso.
A metodologia utilizada está alinhada com o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (PNEPCSS)¹,  e da Política Nacional de Educação Popular (PNEPS-SUS)². A finalidade é que esta iniciativa contribua com os processos de participação popular e controle social e que os conselhos de saúde sejam parceiros na organização nesse processo.

  1. https://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/miolo_pep.pdf
  2. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html#:~:text=integrais%20e%20integralizadoras.-,Art.,as%20pr%C3%A1ticas%20educativas%20em%20sa%C3%BAde.

 

Fiocruz oferece curso para conselheiros de saúde

Passo a passo para a inscrição

1-     Acesse: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/cvf-node-30225-submission-5256/programaaao/5957

2-     Crie seu cadastro na plataforma UNA-SUS, com seu e-mail ou CPF e senha própria.

3-     Preencha seus dados conforme indica a plataforma e se inscreva.

4-     Serão selecionados 120 participantes, com divulgação dos nomes prevista para 14 de março de 2022.

 

Texto: Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto Wash

Revisão: Elaine da Silva Tozzi