Eleições de Conselhos Locais de Saúde de Campinas são retomadas e já começaram a ocorrer...

Com a retomada das eleições de conselhos, cuja Resolução foi  aprovada no pleno de 27/04/2022, as eleições começaram a ocorrer e várias estão programadas 

Eleição CLS Centro de Referência do Idoso   

eleição CLS CRI   

 

 Eleição CLS São Cristóvão 

Eleição CLS São Cristóvão

     

Eleição CLS Vila União                                 

Eleição CLS Vila União

                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eleição CLS Sousas

eleição CLS Sousas

 

Eleição CLS Centro 

eleição CLS Centro

As eleições para conselhos são uma grande oportunidade de ampliar o conhecimento e responsabilidade da população sobre seu direito de participar e decidir sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas eleições devem servir para envolver o máximo de pessoas, seja nas discussões preparatórias, seja no momento da eleição em si.

O conselho em nível local reúne um grupo de pessoas que se organiza e luta por melhorias do serviço de saúde ao qual representa. É definido por leis do SUS que garantem a participação da população (50% dos integrantes), dos trabalhadores do serviço (25%) e gestores (25%). Os representantes da população e dos trabalhadores são eleitos, os gestores são indicados.  

O CLS deve se reunir todo mês e prioriza o enfrentamento dos problemas do dia a dia do serviço, que cuida da saúde da população moradora da região, levando em conta o que foi definido nas Conferências de Saúde e nos planos traçados em conjunto. Na primeira reunião do CLS eleito será definido quem será o coordenador e o secretário, recomendando-se também firmar um calendário de reuniões para facilitar a programação de todos/as integrantes. Este calendário deve ficar afixado em local visível do serviço para que a população interessada participe, uma vez que as reuniões de conselho são abertas à população. 

A atuação como conselheiro é voluntária e não deve acarretar qualquer privilégio a pessoa que a desempenha. É um trabalho em prol da comunidade e do direito à saúde da população. Para se candidatar como conselheiro usuário você deve procurar a unidade mais próxima da sua residência para saber mais informações sobre o processo eleitoral que está ocorrendo. 

Durante estes 2 anos de Pandemia, os processos eleitorais de conselhos locais foram suspensos em função das aglomerações que poderiam provocar. Houve conselhos que continuaram a se reunir, mas muitos não se reuniram e se esvaziaram. Importantíssimo retomarmos as eleições para fortalecê-los em sua representatividade perante tantas lutas que estão ocorrendo e precisam se intensificar. 

Seguem aqui os calendários das eleições que estão definidas.