Evento marca celebração ao legado da médica Haydèe no CS da Vila Ipê

Conselho Municipal de Saúde participou da organização do evento para lembrar a trajetória e o trabalho da sanitarista

haydeeUm encontro presencial e virtual foi marcado para lembrar a vida e o legado de Maria Haydèe de Jesus Lima, ou simplesmente Haydèe, como era conhecida. Participam amigos, colegas de trabalho, familiares, pessoas que tiveram o privilégio de conviver com essa médica pediatra e sanitarista que dedicou sua vida à militância pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serviço que ajudou a criar em Campinas.

Haydèe morreu em abril deste ano e neste domingo (26), das 16h às 19h, os militantes do SUS prepararam a cerimônia especial, para lembrar a sanitarista que se dedicou à defesa de seus ideais em busca de um mundo mais justo e igualitário, sempre atenta aos direitos dos usuários, e à construção do SUS como parte de um projeto civilizatório e social, comprometido com a produção de vida.

Participam da organização o Conselho Municipal de Saúde, o Movimento Popular de Saúde (Mops), o Cursinho Identidade Popular, o Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp, o Distrito de Saúde Sul da Secretaria de Saúde de Campinas e o Centro de Saúde Vi la Ipê. O CS criou uma comissão organizadora que contou com a participação de militantes do SUS, Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp e representantes do Legislativo.

Para manter o encontro dentro das normas de segurança sanitárias, a participação presencial ficou restrita a 40 pessoas. Haverá uma lista na entrada do Centro de Saúde, para organizar o acesso e garantir o cuidado com a saúde.

O Coletivo Socializando Saberes fará a transmissão do evento pelos canais do Youtube e Facebook.

“Uma vida dedicada à rede pública de saúde de Campinas, à construção do SUS e ao fortalecimento da luta democrática por um Brasil mais justo e generoso”, diz a placa de homenagem que será descerrada domingo.

O quê: Celebrando a vida de Haydèe no Centro de Saúde Vila Ipê
Quando: Domingo, 26/9, das 16h às 19h (restrito)
Onde: Centro de Saúde Vila Ipê (Rua Synira de Arruda Valente 1400, Jardim dos Oliveiras). A celebração pode ser acompanhada pelos canais:
Youtube: socializandosaberesnetbr
Facebook: conselhomunicipaldesaudecampinas