INFORME DA DEVISA

O Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que, diante da atual situação epidemiológica da Covid-19 em Campinas, estamos atentos aos indicadores que monitoram a evolução da doença. Esses indicadores incluem o número de atendimentos, a proporção de testes positivos para Covid-19, as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos e crianças. Com base nesses dados, neste momento, não é recomendado o uso indiscriminado de máscaras.

Importante ressaltar que o vídeo associado ao médico Dráuzio Varella, que está circulando nas redes sociais, foi gravado em 17 de novembro de 2022. Portanto, essa informação diz respeito a um cenário epidemiológico anterior e não é compatível com a situação atual em nosso município.

O DEVISA reitera o seu compromisso com a análise rigorosa dos índices epidemiológicos. Em busca da transparência, disponibilizamos regularmente o boletim de sintomáticos respiratórios em nosso site. Essa prática permite que a população esteja informada de maneira clara e atualizada.

Adicionalmente, é enfatizada a importância da população manter o calendário vacinal atualizado e atender às recomendações direcionadas aos grupos prioritários. Desde o momento da flexibilização do uso de máscaras, ressaltamos a necessidade do uso em ambientes fechados ou em situações de aglomeração, especialmente para gestantes, pessoas com imunodeficiência e idosos.

Nossa equipe permanece dedicada à análise contínua da situação, adaptando as orientações à medida que a situação epidemiológica evolui. O foco está na proteção e no bem-estar de todos os cidadãos de Campinas.