Organizada pela bancada petista, contando com apoio da bancada progressista e de esquerda na Câmara de Campinas, esta Live faz parte das ações de mobilização visando a reabertura do Centro de Testagem e Aconselhamento e Ambulatório de Hepatites Virais que funcionavam na região do Ouro Verde e que foram fechados e transferidos para a região central da cidade, especificamente o Centro de Referência de Infecções Sexualmente Transmissíveis que funciona na Regente Feijó, 637.
Contamos nesta Live com a Patrícia Silva, assistente social, trabalhadora do CTA Ouro Verde e Nayara Oliveira, presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Campinas.
A Live pode ser assistida aqui: https://fb.watch/5HyFXIRCyz/
Fazem parte das ações de mobilização o abaixo assinado:
Pela reabertura imediata do CTA e Ambulatório de Hepatites Virais na região do Ouro Verde! que pode ser assinado neste link: http://chng.it/CX5fZvmgc6, cujo texto pode ser acessado a seguir:
Nós, abaixo-assinados, declaramos nosso repúdio ao fechamento do Centro de Testagem e Aconselhamento Ouro Verde (CTA Ouro Verde) e mudança do Ambulatório de Hepatites Virais da região Sudoeste para o Centro da cidade, trazendo:
- retrocesso na descentralização dos serviços de saúde;
- descumprimento da deliberação da última Conferência Municipal de Saúde de Campinas;
- risco de abandono do tratamento de Hepatites Virais;
- quebra na prevenção e tratamento de IST/AIDS;
- redução da capacidade e por consequência da qualidade dos serviços ofertados à população, em especial das regiões Sudoeste e Noroeste, que juntas somam o maior número de pessoas atendidas por esses serviços.
Diante do exposto reivindicamos:
1. Garantia da reabertura e instalação imediata do Centro de Testagem e Aconselhamento e Ambulatório de Hepatites Virais (CTA Ouro Verde) em sede própria localizada na região Sudoeste do município;
2. Ampliação e adequação da equipe multiprofissional do Centro de Testagem e Aconselhamento e Ambulatório de Hepatites Virais (CTA Ouro Verde), com a realização/chamamento de concurso público;
3. Cumprimento integral da Deliberação da Conferência Municipal de Saúde de Campinas como citado a seguir:
"Fortalecer o combate à IST com a criação da sede própria do Centro de Testagem de AIDS (CTA) Ouro Verde, ampliação e adequação da equipe multiprofissional do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS (CR IST/AIDS), treinamento e adequação das equipes dos Centros de Saúde, fortalecimento do programa de atendimento à população trans do Centro de Saúde Santos Dumont para a melhoria da atenção e acessibilidade dos vulneráveis".