Live no. 2 - Roda de Conversa com Andrea Von Zuben - DEVISA - Campinas

2a Live Roda de Conversa Pandemia Covid-19 Campinas-SP

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas vem convidar todos/as conselheiros/as municipais e distritais de saúde, bem como todos/as interessados/as para o debate com a Sra. Andrea Von Zuben, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, que vem coordenando as ações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas no enfrentamento da Pandemia na cidade.

O Conselho Municipal de Saúde tem como atribuição constitucional a fiscalização, avaliação, monitoramento e participação na elaboração das políticas públicas de saúde e, especialmente neste momento de desafio colocado pela Pandemia Coronavírus, temos acompanhado de perto as ações desenvolvidas para o seu enfrentamento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os números de casos confirmados de Coronavírus e mortes não param de crescer a cada dia na cidade, com sucessivos e diários recordes de número de mortes em 24 horas, tendo inclusive havido entre os falecimentos 6 óbitos de trabalhadores/as da saúde, mostrando uma piora da situação nos últimos 15 dias, com lotação máxima dos leitos hospitalares e leitos de UTI.

É clara a tendência de migração da pandemia para as regiões mais vulneráveis da cidade, onde pode se mostrar ainda mais dramática, pois, como os dados de vários lugares demonstram, as taxas de letalidade dessas regiões são muito maiores.

Com os índices de isolamento social em queda, o que tem se visto é uma intensificação da movimentação de pessoas nas ruas da cidade e nos transportes coletivos, reforçada pela flexibilização com o abertura dos comércios não essenciais estabelecida pelo prefeito a partir de 08 de junho.

Mesmo com sua suspensão definida pelo prefeito a partir desta segunda, 22/06, acredita-se que não haverá uma mudança significativa neste fluxo, já que as medidas tomadas pelo prefeito, um vai e volta que gera muita confusão na cabeça das pessoas, não representam uma mudança no quadro de disseminação da doença na cidade, pois além de manter a autorização de funcionamento para escritórios e templos religiosos, não há nenhuma indicação de que medidas essenciais para enfrentamento e controle da Pandemia estarão sendo viabilizadas, tais como:

-não há previsão de testagem em massa com rastreamento de pessoas com sintomas e seus contatos;
-não estão previstas ações e políticas públicas que deveriam ser tomadas para proteger economicamente trabalhadores/as e pequenos/as empresários/as, de forma articulada entre os governos municipal, estadual e federal;
-nem tampouco está indicada uma política de comunicação que contasse com todos os meios possíveis (mensagens em grandes meios em horário nobre de rádio e TV, outdoors, carros de som e outros) para ampliar a percepção da população sobre a gravidade da doença, criando melhores condições para ampliar o isolamento social.

A suspensão momentânea da grande movimentação de pessoas nas ruas da cidade e em transporte coletivo, sem estas outras medidas acaba por manter a mesma lógica que continua colocando em grande risco de propagação da doença de uma forma mais intensa em nossa cidade, inclusive, devido as idas e vindas que aprofundam o descrédito reinante.

Aliás, infelizmente, os resultados da abertura realizada a partir do dia 08/06 deverão aparecer daqui há alguns dias, o que agrava a situação dado o esgotamento dos leitos de UTI e de retaguarda na cidade.

São os aspectos relacionados a esta gravíssima situação porque passa Campinas neste momento que serão debatidos nesta live articulada pelo Conselho Municipal de Saúde com a diretora Sra. Andréa.

Contamos com a presença de todos e todas!!!

Assista na página do Facebook do Conselho.