O Conselho Municipal de Saúde, em consonância com as deliberações tomadas em audiência com o Ministério Público do Trabalho, visitou 5 unidades de saúde, na Atenção Básica. Elas foram escolhidas de forma aleatória pela Comissão de Fortalecimento dos CLS e Acompanhamento das Eleições, uma por Distrito de Saúde, pois não temos estrutura que nos permita visitar todas as unidades. Contudo, consideramos que estas unidades servem de evento sentinela, podendo nos fornecer um retrato, ainda que incompleto do sistema de saúde. O calendário de visitas foi apresentado ao Sindicato dos Funcionários Públicos, permitindo que o mesmo acompanhasse os conselheiros nas visitas. Também foram avisados os gestores de cada unidade e acertado com eles as datas das visitas, de tal modo que pudéssemos entrevistá-los, bem como a trabalhadores e usuários dos respectivos serviços. Não conseguimos acesso às entrevistas realizadas no CS San Diego.
As unidades escolhidas e que tivemos acesso aos resultados das entrevistas foram:
- DIC I – Distrito Sudoeste;
- Satélite Íris – Distrito Noroeste;
- São Marcos – Distrito Norte
- CS Centro – Distrito Leste
Para orientar os conselheiros que fariam a visita, criamos um roteiro de questões dirigidas aos gestores, trabalhadores e usuários:
Perguntas aos gestores e trabalhadores
1. Sua equipe está completa, com todos os profissionais de saúde conforme o dimensionamento feito pela Secretaria de Saúde?
2. Na sua percepção, como está a demanda atual, se comparada há duas semanas atrás? Aumentou, está igual ou diminuiu?
3. Qual a demanda maior, a de sintomáticos respiratórios ou a de assintomáticos?
4. Que critérios estão sendo utilizados para realizar o teste de Covid?
5. Você sente que os pacientes com doenças crônicas estão retomando as consultas agendadas e outras atividades de rotina? As consultas estão sendo agendadas?
6. Você acha que a unidade está preparada para a “retomada” das atividades presenciais? Você se sente adequadamente orientado/a sobre o que fazer?
7. Os profissionais com mais de 60 anos e com co-morbidades estão protegidos do contato com sintomáticos respiratórios?
8. Há EPI em número suficiente para todos?
Perguntas aos usuários
1. Você tem conseguido atendimento sempre que necessário? Já procurou a unidade e teve que voltar por que não conseguiu ser atendido?
2. Já tentou ligar na unidade? Por que razão? Se sim, Ficou satisfeita/o com o atendimento?
3. Já lhe ligaram alguma vez? Por que razão? Ficou satisfeita/o com o atendimento?