Mário Gatti faz mutirão para realizar cirurgias ortopédicas

Intervenções tiveram início no último sábado e vão ser concluídas ainda nesta terça-feira (12)

espera hmmgUm mutirão de cirurgias ortopédicas está sendo realizado pelo Hospital Municipal Mário Gatti desde o último sábado. A ideia é diminuir a fila de espera por intervenções eletivas. Um mês atrás, o número de pacientes aguardando procedimento na instituição era de 3,8 mil, além de outros 2,4 mil no Hospital Ouro Verde em diferentes especialidades. Os dois estabelecimentos integram a Rede Mário Gatti. Já foram feitas 12 cirurgias desde sábado e nesta terça-feira (12), último dia do mutirão, mais oito serão realizadas. A iniciativa tem por objetivo atender os pacientes que adiram suas cirurgias por causa da sobrecarga do sistema de saúde durante a pandemia.

A escolha de começar pela área ortopédica foi por conta da necessidade de as operações serem feitas em um período menor de tempo. De acordo com o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca, além do "primeiro grupo", o de urgência (fraturas expostas, situação que a operação precisa ser realizada imediatamente), há dois outros perfis dentro da cirurgia ortopédica: um abrange as fraturas não urgentes, que podem aguardar um mês ou mais até o procedimento, e outro se refere aos pacientes com doenças crônicas ortopédicas, como artroses de joelho, quadril e cotovelo, casos em que o tratamento cirúrgico pode ser feito depois de um período maior.

Para Nayara Oliveira, presidenta do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o problema da grande fila e da dificuldade em agendar procedimentos não é novo. "O SUS de Campinas tem esse estrangulamento histórico da fila de especialidades. Ela variava, mas foi piorando com o tempo. Com a pandemia, uma priorização teve que ser feita, mas o problema que vinha se arrastando se agravou", detalhou.

O CMS, que acompanha e fiscaliza as políticas municipais de saúde, vai realizar amanhã a 30ª reunião extraordinária com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Uma das pautas do encontro será justamente a demanda reprimida das especialidades na saúde de Campinas. Veja a pauta completa da reunião aqui

Leia a matéria do Correio Popular na íntegra aqui.