MOPS - Movimento Popular de Saúde de Campinas, oferece oficina sobre participação em Conselho de Saúde

Os três encontros presenciais serão realizados, no mês de julho, no Sindicato da Construção Civil

Com a proposta de preparar a comunidade para atuar nos conselhos de saúde locais, distritais e municipal, o Movimento Popular de Saúde de Campinas (MOPS), com apoio do Conselho Municipal de Saúde, organizou uma série de oficinas com o tema: Participação em Conselho de Saúde. As oficinas, presenciais, serão realizadas nos dias 2, 16 e 30 de julho, nos períodos da manhã e da tarde, na sede do Sindicato da Construção Civil de Campinas (Rua Barão de Jaguara, 704, Centro).

De acordo com a assessora do MOPS, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, conhecida como Carminha, o objetivo dos encontros é estimular a participação da população, tanto no Movimento Popular de Saúde, como nos conselhos de saúde locais, distritais e municipal. “O MOPS, em Campinas, sempre foi muito participativo, colaborou na implantação do SUS e esteve presente em todas as lutas pela saúde na cidade. De uns tempos para cá, a organização tem sentido um esvaziamento, um certo distanciamento da população. Então, a proposta é mesmo dar um gás para as pessoas participarem mais efetivamente do Movimento e dos conselhos. E, também, na formação de quem já é conselheiro”, aponta.

Segundo Carminha, a ideia é resgatar a história do SUS, explicar o funcionamento do controle social e incentivar a participação popular nas políticas de saúde pública. “A participação da população é essencial para o controle social e a defesa e o fortalecimento do SUS. Nas oficinas serão usadas linguagens simples, dinâmicas, valorizando a construção conjunta”.

O primeiro encontro, dia 2 de julho, terá como subtema: Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo, dia 16 de julho, vai abordar: Princípios do SUS, Participação Popular e Controle Social. E o último, dia 30 de julho, trará informações sobre o MOPS, Conferências e Conselhos de Saúde.

Os interessados e interessadas podem escolher o período da manhã, das 9h às 12h; ou o da tarde, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo link: https://bityli.com/mZNibW; ou pelo QR Code no cartaz das oficinas.

O Conselho Municipal de Saúde de Campinas conta com apoio do Projeto WASH (www.wash.net.br) e do deputado federal, Alexandre Padilha, para divulgar as ações em educação popular de saúde.

Texto: Delma Medeiros/Especial para o Conselho Municipal de Saúde, via Projeto WASH

Revisão: Elaine da Silva Tozzi

cartaz da oficina sobre participação em conselho de saúde