Numa bonita celebração, novo Conselho Municipal de Saúde de Campinas toma posse!!!

Conselho eleito para o mandato de 2023 a 2026 tem muitos desafios e, o principal deles, é manter a luta na defesa da Saúde da população de Campinas com autonomia e democracia

No dia 1o de março, no Salão Vermelho, numa bela celebração de acolhida feita pelas Caixeiras das Nascentes, o Conselho tomou posse elegendo seu presidente, sua Secretaria Executiva, sua Mesa Diretora e seu Conselho Fiscal. 

caixeiras

Caixeiras das Nascentes cantam loas de Acolhimento e Boas Vindas aos (às) Novos (as/es) Conselheiros (as/es) 

Se quiser assistir um pouco deste momento, acesse a página do Facebook do Conselho aqui.  

A presidência foi disputada pela gestora da Secretaria e coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Mônica Nunes e pelo usuário representante do Movimento Popular de Saúde, Paulo Mariante. Todos (as/es) conselheiros (as/es) municipais titulares e suplentes em titularidade votaram com o Mariante obtendo 32 votos e Mônica 11. 

Mariante

Paulo Mariante apresentando sua candidatura à presidencia do Conselho 

Na defesa de sua candidatura, o candidato Mariante ressaltou que o Conselho é um espaço nem de oposição ou de situação, mas que precisa ter um olhar crítico. E para assumir sua tarefa de verdade, não pode se subordinar a qualquer governo: "não pode ser puxadinho do governo". Destacou também que esse novo mandato não será uma tarefa fácil, pois "quem está na cidade vendo aquela fila no Ouro Verde e vê o ataque a Mario Gatti, o nosso hospital municipal sendo terceirizado da forma absurda como está" precisará juntar esforços de todos (as/es) para reafirmar e lutar pela não terceirização da Saúde e melhoria do cuidado prestado à população. 

Se quiser assistir um pouco deste momento, acesse a página do Facebook do Conselho aqui.  

A composição eleita da Secretaria Executiva do Conselho é dentre os (as/es) representantes de usuários (as/es) Maria de Lourdes Fidelis (Deka), Maria do Carmo Cabral Carpintéro, Roberto Mardem Soares Farias e Thiago Custódio, as trabalhadoras Elisiene Lobo e Maria Edith Almeida Santan e os (as/es) gestores (as/es) indicados (as/es) Mônica Nunes e Augusto Lazarin. 

Para Mesa Diretora foi eleito como representante dos usuários Mario Macedo Netto, a trabalhadora Rosely Laureano e indicado como gestor Fabio Ribeiro. 

No caso do Conselho Fiscal ficaram como representantes dos (as/es) usuários (as/es) José Galdino Pereira, José Renato Mei e Tatiana Delatesta, pelos (as/es) trabalhadores (as/es) José Augusto Vasconcellos Neto e Ney Moraes e indicado pelos gestores Reinaldo de Oliveira. 

Antes de finalizar a reunião, o conselho eleito analisou e aprovou a Resolução n. 01 de 2023 que dispõe sobre a eleição de “suplentes excedentes” nas eleições para Conselhos de Saúde em Campinas. 

Vamos à luta conselheiros (as/es)!!!

Em defesa do SUS 100% público de qualidade para todes!!!!

conselho eleito

Conselho Municipal de Saúde mandato 2023 - 2026