Papa Francisco saúda o trabalho da Cozinha Solidária São Marcos

Projeto social completa um ano de atividade agora em junho, atendendo a região do Jardim São Marcos

A Cozinha Solidária São Marcos, movimento que nasceu em junho do ano passado, em plena pandemia, como uma iniciativa para ajudar famílias carentes da região do Jardim São Marcos, comemora um ano de funcionamento. A celebração do primeiro aniversário recebeu um presente inesperado e festejado por todos os envolvidos na ação social. O Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo ao padre Antonio Rodrigues Alves, pároco da igreja São Marcos Evangelista, saudando o trabalho da Cozinha Solidária.

papa Fracisco sa[uda cozinha solidária

“…Sigam adiante, sigam trabalhando, cuidando sobretudo dos mais desprotegidos, dos mais deixados de lado. Por isso, rezo por vocês e peço, por favor, que rezem por mim. Que Deus os abençoe e a Virgem os proteja”, disse o Papa na mensagem de vídeo.

Para o padre Antonio Alves, a saudação do Papa Francisco deve ser estendida a todos que, de alguma forma, têm contribuído para viabilizar a Cozinha Solidária. “É muito significativo receber essa mensagem do Papa Francisco. É um incentivo ao nosso trabalho, especialmente o trabalho com os pobres, com os mais desprovidos. Isso nos aponta que estamos no caminho certo, no seguimento de Jesus”, afirma. E completa: “meu coração está em festa, em alegria, muito feliz por esta mensagem, lembrando que a benção do Papa não é apenas para o padre, mas para todos os envolvidos, os voluntários, os que contribuem e, também, para aqueles que recebem, que são beneficiados pelo projeto. É uma saudação para todos nós, que me causa uma alegria imensurável”.

Padre Antonio destaca que o projeto cresce a cada dia. No mês de maio, o Cozinha Solidária chegou a 400 refeições diárias, o que só comprova a urgência deste trabalho. A iniciativa é liderada pela Paróquia São Marcos Evangelista, Acampamento Marielle Vive do MST e Núcleo de Economia de Francisco e Clara, da Arquidiocese de Campinas. O projeto conta ainda com o apoio da Adunicamp, ISA, CUT, Sindiquinze, Frente pela Vida em Defesa do SUS, voluntários da comunidade e de bairros vizinhos. “Toda forma de ajuda é bem-vinda”, coloca o padre.

A Cozinha Solidária São Marcos funciona na Rua Felinto de Almeida, 95, Jardim São Marcos, onde vivem famílias carentes, que enfrentam enormes dificuldades de sobrevivência.

As refeições são preparadas de segunda a sexta-feira pela equipe do MST e voluntários que se revezam no apoio, desde as 8h. Antes do meio-dia, quando tem início a distribuição, centenas de pessoas formam fila com suas vasilhas para receber quantas refeições forem necessárias para a família, às vezes até para o jantar.

As ações sociais, como a Cozinha Solidária, tem apoio do Projeto WASH, que atua no sentido de desenvolver cada vez mais a cidadania e promover a qualidade de vida nos territórios comunitários.

Padre Antonio destaca que o projeto precisa de todo tipo de ajuda, seja com doações de alimentos, não perecíveis ou frescos, e na preparação das refeições. Para ajudar nas despesas, a cada dois meses também são realizados bazares de roupas e utensílios domésticos, recebidos de colaboradores de toda a cidade. No bazar tudo é vendido por R$ 1,00 ou R$ 2,00 dentro da própria comunidade.

cozinha solidária fornece 400 refeições diárias

 

(Delma Medeiros, especial para o CMS, via Projeto WASH)