Prefeitura renunciou ao controle da pandemia, entregando-o para cada indivíduo, diz Conselho

Para os/as conselheiros/as de Saúde, restrições poderiam ser retiradas apenas com a média de 100 casos por dia; média atual é 300

Flexibilização e variável Delta em Campinas

"Nós, do Conselho Municipal de Saúde, continuamos recomendando muita cautela e que as restrições sejam levantadas apenas na medida em que o número casos caia a valores tão baixos quanto os do ano passado (uma média de 100 casos dia por 3 ou mais semanas), idem para o número de óbitos (1 em média por dia, por 3 ou mais semanas) e que tenhamos pelo menos 50% da população vacinada (2 doses ou dose única)".

Esta é uma das conclusões do Boletim divulgado nesta quinta-feira, 19/08, pela Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Campinas. Com o título "Sobre a retomada das atividades com 100% de ocupação dos espaços e a Variável Delta em Campinas", o Boletim inicia sua análise com a afirmação: "a Prefeitura de Campinas renunciou ao controle da pandemia, entregando-a cada indivíduo".

A avaliação foi feita a partir do decreto publicado no Diário Oficial da terça-feira, 17/08, em que a Prefeitura autoriza a abertura de atividades comerciais, de serviços, religiosas, culturais, esportivas e de lazer, com 100% da capacidade e sem horário limite.

"Embora persistam as recomendações e protocolos para manutenção do uso de máscaras e distanciamento de um metro entre as pessoas, a fiscalização será impossível. Ou seja, fica à responsabilidade de cada um fazer as restrições recomendadas", afirma o documento.

Leia a matéria do Informa Campinas na íntegra aqui