Projeto leva arte para trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Campinas

Apresentação ocorre nesta quinta-feira, dia 30, para trabalhadores e trabalhadoras do Centro de Saúde Centro

Com a proposta de levar um pouco de lazer aos profissionais que estão na linha de frente da batalha contra a pandemia de Covid-19, o Coletivo Janacek Sistem criou o projeto “ Arte para os trabalhadores da Saúde!”. O projeto prevê uma série de 12 apresentações artísticas, em espaços previamente autorizados e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. O coletivo - que já se apresentou no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e Centro de Saúde Santos Dumont – faz, nesta quinta-feira, 30 de junho, às 12h, uma performance no estacionamento da Paróquia Divino Salvador, onde o Centro de Saúde Centro realiza a campanha de vacinação contra gripe e Covid.

O grupo, formado por Iara Medeiros, Ian Nai Medeiros e Coré Valente, desenvolve desde 2015, projetos de multilinguagens artísticas: performances, música, dança, circo, teatro, contação de estórias, narrativas, projeção de imagens e instalação cênica.

core e iara no candido
Coré Valente e Iara Medeiros, do Coletivo Janacek Sistem, durante apresentação no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

O objetivo é levar um pouco de alento, de carinho, um poema de música e dança, em agradecimento a esses heróis anônimos, na tentativa de aliviar a tensão e o estresse enfrentado por esses profissionais, em sua luta diária para salvar vidas e cuidar o melhor possível da saúde das pessoas. “A proposta do coletivo Janacek Sistem é cuidar de quem cuida, oferecer um pouco de arte, que é o nosso ofício, para os trabalhadores da saúde”, aponta o multiartista Coré Valente, idealizador do projeto.

Além do CS Centro, o Coletivo Janacek Sistem já tem agendada uma apresentação no Centro Cultural CIS Guanabara, no dia 6 de agosto. Para essa performance, convidou o Coromim, coral da Escola Curumim. A apresentação especial, marca os 25 anos do coro, que tem uma proposta cênico-musical.

Acreditamos que a arte e os artistas são essenciais para a sociedade, e nesse momento de guerra sanitária tão grave, propomos poemar, como semear, irradiando possibilidades de melhorar a vida das pessoas”, completa Coré Valente.

apresentação do coletivo O CS Centro realiza a campanha de vacinação no estacionamento da Paróquia Divino Salvador, que fica na Rua Júlio de Mesquita, 126, Cambuí, Campinas. A apresentação, voltada para os profissionais, será feita no estacionamento da igreja, com a proposta de chegar, também, aos usuários e usuárias do serviço. Dia 30/06, às 12h. O projeto foi selecionado em edital do ProAC e é desenvolvido com apoio do Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS).

Arquivo(s) relacionados