Recomendações à Secretaria sobre a violência contra trabalhadores e usuários no Sistema de Saúde de Campinas

Conselho aprova Recomendações para que Secretaria tome providências em relação à violência contra trabalhadores e usuáries no Sistema de Saúde de Campinas

Agressão São QuirinoO Conselho Municipal de Saúde de Campinas vem expressar sua solidariedade à Valéria Ceriani, servidora municipal reconhecida por colegas de trabalho, usuários e usuárias nos diferentes serviços onde atuou e atua, como profissional dedicada, compromissada, atenta às necessidades e acolhedora com as dificuldades dos seus/suas pacientes.

Infelizmente a violência praticada por esta usuária contra a servidora não é a primeira (e nem será a última) vez que ocorre, tendo sido denunciada por este Conselho outras vezes e no início deste ano (https://cms.campinas.sp.gov.br/novidades/nota-sobre-violencia-nos-centros-de-saude-de-campinas-0).

A solução para este tipo de situação exige políticas e mudanças estruturais de longo prazo, que recusam uma simplificação ou que dependam de atitudes individuais como única saída para nossas mazelas. Ao contrário, o enfrentamento dessa realidade depende também da reconstrução da aliança entre trabalhadores e usuários resistindo aos ataques às políticas públicas generosas como o SUS, por sua efetiva implantação como direito humano à saúde.

Contudo não podemos esperar e precisamos, de imediato, de ações concretas que, se não resolvam, diminuam o problema e evite novas agressões, sejam de usuários a trabalhadores, sejam destes a usuários.

Neste sentido o Conselho Municipal de Saúde de Campinas reforça suas RECOMENDAÇOES de ações imediatas à Secretaria, como já apontadas no início do ano e que não tiveram o devido encaminhamento de conjunto até o momento:

• Colocação de câmeras e alarmes nas unidades e contratação de seguro contra roubo para equipamentos como computadores e outros que chamam atenção para furtos;
  • A guarda municipal mais próxima do serviço, fazendo rondas com mais periodicidade e adentrando, várias vezes no dia, nos recintos das unidades, de modo a se vincular com o serviço;
  • Vigilância nas 24 horas, 7 dias da semana em todos os serviços;
  • Melhora da iluminação pública ao redor das unidades;
  • Discussão com a Secretaria de Segurança e o Conselho Integrado de Segurança Pública e Defesa da Vida de Campinas para que se mantenha um “serviço de inteligência permanente” para estudarem e viabilizarem outras ações imediatas e complementares, especialmente monitorando atuação de organizações com “modus operandi” comuns para enfrentamento diversificado.
  • E acrescentamos a essas, de imediato, a realização de campanha de comunicação de massa, por todos os meios disponíveis, contra a violência contra servidores públicos e trabalhadores da saúde, os responsáveis, na linha de frente, pela contenção da pandemia na cidade e por salvar vidas, o que é feito com reconhecido denodo pelo conjunto dos trabalhadores municipais da saúde.

Acesse as Recomendações na íntegra no arquivo a seguir: