Regimento da 12a Conferência de Saúde de Campinas foi aprovado em Audiência Pública

O pleno extraordinário no Conselho Municipal se reuniu em 09 de novembro, analisou, fez emendas e pré-aprovou as regras de funcionamento da próxima Conferência que vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de março de 2023

audiencia regimento XII CMSCConselheiros (as) municipais de saúde e população interessada estiveram presentes para esse importante momento de preparação da próxima Conferência.

Todos presentes puderam propor alterações ao texto, mas apenas conselheiros (as) puderam votá-las. A audiência pública foi proposta para otimizar as discussões na própria Conferência, quando novamente será apreciado o texto, na noite da sexta feira, dia 24 de março. Segundo o Art. 26 do Regimento pré-aprovado ontem, este texto será "submetido à apreciação da Plenária de Abertura da Conferência, e poderão ser apresentados à Comissão Organizadora, até às 20h do dia 24 de março de 2023 destaques por escrito, desde que subscritos por no mínimo 10% (dez por cento) das pessoas delegadas habilitadas a participar na Conferência."

Assista aqui a audiência pública.

O que é uma Conferência?

Ela é um espaço democrático de mobilização social e construção de políticas de saúde.

Consiste na reunião de representantes dos usuários, trabalhadores e gestores para discutir sobre a saúde das pessoas de uma comunidade e a organização do sistema de saúde para atender as necessidades desta comunidade.

Em 2023 vai acontecer a 17ª Conferência Nacional, a 9ª Conferência Estadual e a 12ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

Os debates e construção de propostas e deliberações vão se orientar pelos seguintes Eixos de Discussão:

I) O Brasil que temos. O Brasil que queremos: O SUS que temos e o SUS que queremos

II) O papel do controle social e dos movimentos sociais para garantia do direito à Saúde em Campinas

III) Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia em Campinas e região

IV) Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas em Campinas e região: saúde, desenvolvimento sustentável, territórios e populações vulneráveis

Para se tornar delegado ou delegada na Conferência, isto é, para poder votar ou deliberar sobre as propostas que serão ali debatidas, as cidadãs e cidadãos campineir@s devem participar de uma das Pré-Conferências Distritais ou de uma das Conferências Temáticas Livres que são etapas preparatórias da 12a Conferência.

As 5 Pré-Conferências Distriais vão ocorrer durante o dia inteiro nas seguintes datas:

Distrito de Saúde

28/01/2023

Viviane Lourenço Guimarães

E-mail: saude.distsul@campinas.sp.gov.br

Outra forma de ser delegado (a) na 12a Conferência é participar de uma Conferência Temática ou Livre

• As Conferências Temáticas ou Livres são espaços autônomos de debate e discussão.
  • Podem ser organizadas por movimentos sociais e/ou sociedade civil, com temáticas específicas ou os Eixos temáticos da 12ª Conferência Municipal e terão seus relatórios integrados ao relatório da 12ª Conferência.
  • As Conferências Temáticas ou Livres podem ocorrer entre 20/11/2022 a 30/01/2023.

Como organizar uma Conferência Temática ou Livre?

Comunicar à Comissão Organizadora da 12ª Conferência Municipal de Saúde, com pelo menos 15 dias de antecedência à data do evento, por meio de formulário próprio, que deverá ser solicitado ao Conselho Municipal de Saúde, via e-mail saude.cms@campinas.sp.gov.br

Número de delegados (as) nas Pré-Conferências Distritais e nas Conferências Temáticas ou Livres preparatórias para nossa Conferência

Pré-Conferências Distritais

Conferências Temáticas ou Livres

464

Usuários

232

60

Usuários

30

Trabalhadores

116

Trabalhadores

15

Gestores/Prestadores

116

Gestores/Prestadores

15

A Conferência é o lugar onde discutimos e decidimos como a saúde deve avançar, para assegurar nossos direitos e proteger nossa comunidade.

Nossa participação é essencial!

Só participando ativamente desse processo teremos força para garantir um SUS que atenda às nossas necessidades e que respeite nossos direitos.

Informe-se e participe!

Mantenha-se informado acessando: