A Saúde Mental em discussão

Começa nesta sexta-feira a 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas, 12 anos depois da anterior, realizada em 2010

 

Para debater o atendimento psicossocial na cidade, começa nesta sexta-feira, 8, no campus 2 da PUC-Campinas, a 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC), 12 anos depois do último evento realizado para discutir as diretrizes para a política pública de saúde mental no município. O evento terá ainda atividades artísticas e feira de artesanato, com participantes do Programa Geração de Renda. O encontro envolve em torno de 350 pessoas, entre delegados e delegadas eleitas nas cinco pré-conferências distritais e Conferência Livres, trabalhadores (as), gestores (as) e comissão organizadora, composta por integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS) e do Movimento de Luta Antimanicomial de Campinas (MLAC).

fachada do Caps espaço criativo

A 3ª. CMSMC segue até domingo, 10, com debates, destaques, trabalhos em grupo e plenária final para votação das propostas e moções apresentadas durante o evento. O encontro presencial seguirá os protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19, como obrigatoriedade de máscara, uso de álcool gel e apresentação do “passaporte vacinal”. Ainda em respeito às normas sanitárias, o encontro é restrito aos delegados e delegadas eleitos (as).

Segundo a presidenta do CMS, Nayara Oliveira, a Conferência é fundamental para apontar as diretrizes para as políticas públicas de saúde mental, definidas com base nas propostas aprovadas no encontro. “Esse hiato de 12 anos para a realização da Conferência mostra que a saúde mental não tem sido encarada como prioridade”, afirma.

O encontro vai abordar a luta antimanicomial, a defesa do cuidado em liberdade e as garantias dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS), além de questões como gestão, financiamento, capacitação de profissionais, os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Na abertura, uma apresentação de dança afro com os grupos Rosa dos Ventos e Casa dos Sonhos recebe os participantes da Conferência, na sexta-feira, às 18h30. No sábado, logo no início da manhã, os conferencistas serão recepcionados com uma brincadeira organizada pelo Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, com uma intervenção de Arte Postal, do acervo de postais recebidos pelo Museu Vivo; e uma roda de música, com artistas da Casa dos Sonhos e parceiros; e no domingo, também às 8h, a abertura será com uma Roda MVE (Movimento Vital Expressivo). O MVE é uma atividade que faz parte do Sistema Rio Abierto, criado na Argentina pela psicóloga Maria Adela Palcos em 1966. Suas técnicas propiciam experimentar a relação entre corpo, emoção, pensamento e espírito, com expressões corporais ao som de músicas, com o propósito de integrá-los. O movimento em roda favorece o contato e troca com os demais participantes. Durante o evento haverá, ainda, uma Feira de Artesanato do Programa Geração de Renda.

As atividades da 3ª. Conferência estarão concentradas no Auditório Monsenhor Doutor Emílio José Salim e no bloco “A” do Centro de Ciências da Vida do campus 2 da PUC-Campinas (Av. John Boyd Dunlop, Jd. Ipaussurama). A transmissão online da 3a. CMSMC, pode ser acompanhada nos dias 08 de abril (sexta) das 19h às 22h e 10 de abril (domingo) de 8h30 às 18h, na página do Facebook do CMS:  https://www.facebook.com/events/438935930934970/; e no canal do Youtube do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde: https://youtu.be/jtYYw7fOC08.

(Delma Medeiros/Especial para o CMS, via Projeto WASH. Revisão: Roberto Faria)

                                 cartaz ninguem solta a mão ninguém