Série SUS ganha descrição em libras

Conselho Municipal de Saúde de Campinas disponibiliza série de vídeos educativos sobre o Sistema Único de Saúde

Com o objetivo de conversar com a população sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificar a participação de seus conselheiros, o Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS) firmou parcerias para reproduzir os vídeos da Série SUS, agora com descrição em Libras.

Serie SUS - Historia do SUS

A Série SUS foi criada em 2015 por um coletivo independente, para tentar discutir o SUS para além de seus problemas e do que a imprensa tradicional já costumava falar.

captura de tela do vídeo Série SUS

A Comissão de Educação Permanente de Conselheiros do CMS, sentiu novamente essa necessidade, especialmente na formação de seus integrantes. “A Comissão percebeu que era preciso realizar uma estratégia de capacitação de conselheiros, de formação a respeito do SUS, de como funciona o próprio CMS, a rede SUS de Campinas, os termos específicos utilizados quando se fala de saúde pública, de saúde coletiva”, explica a fonoaudióloga Núbia Vianna, conselheira municipal de Saúde e membro da diretoria da Associação dos Surdos de Campinas (Assucamp).

Segundo ela, mesmo pessoas que frequentam as reuniões do CMS, mas que não são profissionais ou estudiosos do assunto, muitas vezes não estão familiarizadas com esses termos, que são conceitos importantes para atuação do CMS. “Assim, pensamos em criar um curso para os conselheiros, que ainda está em elaboração.”

A comissão se reuniu para pensar os temas que deveriam ser abordados no curso e, nas pesquisas pela internet, percebeu que havia muito material disponível, que não havia necessidade de começar do zero. Assim, chegou à Série SUS, vídeos produzidos por um grupo de pessoas sem vínculos com instituições públicas ou privadas, mas com muito comprometimento com o SUS. “Os vídeos são muito bacanas, com informações que correspondem a alguns temas que queríamos abordar e resolvemos aproveitá-los no nosso curso. E criar outros que acharmos necessários”, coloca Núbia.

Este lote de vídeos, com descrição em Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi resultado de uma parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Câmara Municipal de Campinas, TV Câmara, Unicamp e Associação dos Surdos de Campinas (Assucamp).

A produção da Série SUS é de um coletivo da sociedade civil, todos profissionais de saúde que defendem o SUS, sem qualquer ligação com o CMS ou qualquer outro órgão público. “Nós cedemos os vídeos para o Conselho, em parceria com a Câmara, TV Câmara e a Assucamp. Cedemos também para diferentes entidades públicas e instituições de ensino”, informa Ernande Valentim, integrante do coletivo.

Valentim explica que os vídeos são bancados pelo coletivo, e que as únicas fontes de recursos são as visualizações no YouTube e um programa de apoio chamado Benfeitoria. “Fazemos os vídeos quando sobra tempo em nossas agendas. Os textos são assinados de diferentes formas. Em cada vídeo tem os créditos e os responsáveis por cada atividade e também os nomes de quem contribui financeiramente”.

A presidenta do CMS, Nayara Oliveira, diz que durante o desenvolvimento dos primeiros vídeos, a equipe percebeu que há muitos aspectos sobre o SUS que precisam ser abordados por quem o defende. “Por isso a opção em abordar preferencialmente os aspectos positivos. O que não significa fechar os olhos para os problemas, que não são poucos”, afirma. “A opção pela abordagem positiva também se explica porque para apontar os defeitos e distorções no SUS, já tem muitas outras instituições e pessoas fazendo.”

Núbia destaca, ainda, que depois de selecionados os vídeos, a Comissão se deparou com outro desafio, que era garantir a acessibilidade em Libras, para incluir uma conselheira que é surda e outras pessoas surdas que queiram assistir. A saída foi buscar uma parceria com a operadora que administra a TV Câmara, e que tem em seu quadro funcional, o profissional intérprete de libras. “Acertamos que a TV Câmara se responsabilizaria por inserir a janela de Libras nos vídeos e, em contrapartida, poderia utilizar esses vídeos em sua programação”, observa Núbia. A ideia teve a aprovação também da Assucamp, que entra como apoio à iniciativa.

Estão disponíveis os vídeos:

(Delma Medeiros/Especial para o CMS, via Projeto WASH. Revisão: Nayara Oliveira)

Redes Sociais:

Instagram: @serie_sus

Twitter: @serie_sus

RadioTube: https://www.radiotube.org.br/meuperfil-6528

Facebook: https://www.facebook.com/seriessus/

Anchor

Benfeitoria

Para contribuir financeiramente para a produção de novos vídeos da Série SUS, basta acessar o link: https://benfeitoria.com/seriesus?ref=

Contribuições também podem ser feitas pela chave PIX do Banco do Brasil: seriesus.sus@gmail.com