Solidariedade contra a pobreza

Movimento social busca doações para mais uma edição do Bazar da Cozinha Solidária

 

A Cozinha Solidária São Marcos, movimento que nasceu em meados do ano passado como forma de ajudar famílias carentes, segue atendendo a comunidade, apesar da fila de usuários (as) aumentar quase na mesma proporção que diminuem as contribuições de alimentos. Segundo Leda Cassins, voluntária do projeto e organizadora do Bazar da Cozinha Solidária, no mês de março o movimento distribuiu de 350 a 400 refeições por dia. Ela cita que este ano a Cozinha passou a funcionar numa área ainda mais pobre do Jardim São Marcos.

cozinha solidária do São Marcos atende famílias

Leda explica que a ideia do bazar surgiu como alternativa para levantar recursos para a aquisição de alimentos, de forma a completar as contribuições recebidas. E, para o sucesso da empreitada, conta novamente com a solidariedade da população na doação de itens a serem vendidos, como roupas e calçados, utensílios de casa e cozinha, roupas de cama, mesa e banho, brinquedos, bijuterias. “A proposta é transformar coisas velhas e sem uso em alimento para pessoas em situação de extrema dificuldade. Tudo é bem vindo”, afirma Leda.

Os produtos são vendidos a partir de R$ 2,00 num grande bazar realizado na própria comunidade. A verba arrecadada é depositada numa conta especial da Paróquia São Marcos para garantir as despesas não cobertas por doações. Na terceira edição do bazar, realizada em março deste ano, o movimento conseguiu arrecadar R$ 4.220,00.

As contribuições para o 4° Bazar da Cozinha Solidária podem ser entregues até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais: Sindiquinze (Rua Dr. Quirino, 594, com estacionamento, das 9h às 18h); Cozinha Solidária (Rua Felinto de Almeida, 95, Jardim São Marcos, das 8h às 14h); Paróquia São Marcos  (Rua Adelino de Abreu, 166, das 14h às 18h)

A Cozinha Solidária é uma iniciativa conjunta da Paróquia São Marcos, Acampamento Marielle Vive do MST, e Núcleo de Economia de Francisco e Clara da Arquidiocese de Campinas. Também conta com o apoio da Adunicamp, ISA, CUT, Sindiquinze, Frente pela Vida em Defesa do SUS, voluntários da comunidade e de outros bairros.

A Cozinha é aberta à participação de todos, seja com doações ou na preparação e distribuição das refeições. “Precisamos muito de ajuda!”, apela a organização do movimento social. A 4ª. edição do Bazar será realizada no dia 7 de maio, véspera do Dia das Mães. Um oportunidade de buscar um presente especial para as mães a preços bem acessíveis. (Delma Medeiros/Especial para o CMS, via Projeto WASH)