Unicamp pesquisa perfil das pessoas surdas da Região Metropolitana de Campinas

Existem pouquíssimas informações sobre as pessoas surdas em Campinas e nas cidades da região

 CEPREHoje na região de Campinas não sabemos características como “até que ano os surdos estudaram”, “quantos surdos estão trabalhando”, “se existem muitos surdos com doenças como hipertensão, diabetes e, se existem, se eles estão em tratamento”, “como é a acessibilidade em Libras quando uma pessoa surda procura um serviço de saúde do SUS ou do convênio". 

Na pesquisa que o governo costuma fazer a cada dez anos, chamada Censo, apenas se investiga sobre as pessoas com “deficiência auditiva”, sem especificar as que se comunicam por meio da língua de sinais.  

É importante sabermos todas estas informações por duas razões:

  1. Porque a prefeitura de nossa cidade, ao saber a quantidade de surdos que existem e suas características, terá ferramentas para planejar ações voltadas para estas pessoas e
  2. Porque a Associação de Surdos de nossa cidade --a ASSUCAMP-- terá informações importantes para lutar pelos surdos, mostrando que elas existem e que têm direitos como os ouvintes. QR CODE cepre

Quando não temos informações sobre os surdos é como se eles fossem invisíveis e como se os problemas que a comunidade surda vivencia todos os dias não existissem. Por este motivo, uma equipe de pesquisadores do CEPRE da Unicamp irá realizar uma pesquisa, sob responsabilidade da profª e também conselheira municipal de saúde de Campinas, Nubia Vianna, para saber a quantidade de surdos e suas características. Para isso, estamos convidando a todos (as) surdos (as) de Campinas a preencher um formulário online, que pode ser acessado por este link ou por este QRCode. É só apontar a câmera do celular para ele. 

Para saber mais informações leia a matéria na íntegra aqui