Vacina: instrumento de proteção e prevenção

Vacina é o tema do Ciência e Cultura, vamos brincar? que será exibido pela rede TVT na quarta-feira, 1° de setembro

Raquel Stuchi

Uma das maiores invenções da humanidade, as vacinas têm prevenido centenas de milhares de mortes ao longo dos anos. Mas ainda enfrenta resistência de parte da população. O próximo episódio do “Ciência e Cultura, vamos brincar”, do Projeto WASH, que vai ao ar na quarta-feira, 1° de setembro, vai falar sobre as vacinas e sua importância na prevenção de doenças e as dúvidas que levam parte da população a resistir a imunização. Para trazer mais luz ao assunto, a equipe do Projeto WASH conversou com a especialista Raquel Stucchi, infectologista professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, que destaca a segurança das vacinas. “A vacina faz com que nosso organismo produza as células de defesa contra o coronavirus. E não, nenhuma vacina tem poder para mudar nosso DNA”, afirma.

 A infectologista destaca que para bloquear a transmissão do vírus de pessoa para pessoa é preciso ter a vacinação completa. “Muitos não tomaram a segunda dose por motivos variados, como a informação incorreta de que uma dose basta, medo da reação e outros. Mas é importante reforçar, insistir para que todos tomem a segunda dose.”

Sobre o episódio

Ciência e Cultura, vamos brincar? – Vacina: dia 1°/9, às 12h, com reprise na quinta, às 17h, pela rede TVT. Na Grande São Paulo, pode ser sintonizada pelo Canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistido  no canal 512 NET HD-ABC e está disponível no YouTube. O programa é exibido toda quarta-feira, ao meio-dia, com reprise na quinta-feira, às 17 horas.

Redação: Delma Medeiros

Revisão: Elaine Tozzi e Wilson Namen

Matéria na íntegra no site Wash