Wash e Conselho Municipal de Saúde em ações conjuntas para a popularização da ciência

Popularizar a ciência, permitir a apropriação pelos conselheiros e conselheiras das tecnologias de informação e comunicação (TICs), atuar conjuntamente em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela educação continuada em saúde são alguns dos objetivos buscados entre o Projeto WASH (Workshop Aficionados por Software e Hardware)  e o Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS).

logo wash

A adesão ao WASH foi aprovada em plenária pelo Conselho Municipal de Saúde no dia 14 de julho de 2021. O WASH oferecerá oficinas de capacitação para os conselheiros, para que possam acessar e utilizar os recursos da tecnologia. A proposta é realizar um projeto de pesquisa sobre comunicação e educação continuada em saúde.

O WASH é um projeto de educação não formal que tem por objetivo disseminar e popularizar a ciência, estimular a iniciação cientifica, oferecer oficinas de linguagem de programação e audiovisual para os estudantes e interessados.  O projeto é financiado por emendas parlamentares para custeio de bolsas no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

A colaboração com o CMS foi possível graças ao aporte de uma emenda do Deputado Federal Alexandre Padilha (PT/SP) que destinou recursos para o Projeto WASH, enfatizando a importância de ações nas áreas de saúde e ciência.

O Conselho se dispôs a adotar a metodologia do Projeto WASH como meio de disseminação de conhecimentos com base científica. A presidenta do CMS, Nayara Oliveira, destaca a importância desse projeto como forma de disseminação dos conhecimentos em saúde existentes no âmbito do Conselho. “O CMS sempre teve dificuldade de acesso aos meios de divulgação de seus conhecimentos. Sempre teve muitas barreiras em operar a questão da comunicação e agora essa ação se soma a  muitas outras. Conhecemos o Projeto WASH pela sua participação no Festival SUS VIVO 30 anos – celebrar e resistir, por meio da Elaine da Silva Tozzi, coordenadora do Projeto WASH no Paraná. Ela nos apresentou essa possibilidade de trabalho conjunto,  pautou com o coordenador geral do Projeto WASH junto ao CNPq, Dr Victor Pellegrini Mammana e ao Deputado Federal Alexandre Padilha que de imediato apoiaram essa iniciativa,” afirma Nayara.

Leia a matéria na íntegra aqui

Redação: Delma Medeiros

Revisão: Elaine da Silva Tozzi