Campinas se prepara para a 3ª. Conferência de Saúde Mental

As comissões organizadoras das Pré-Conferências Distritais abrem inscrições para interessades e preparam a 3ª. Conferência de Saúde Mental de Campinas

 

São 11 anos sem realizar uma Conferência de Saúde Mental em Campinas. A última foi feita em abril de 2010. Esse hiato aconteceu simultaneamente ao ataque violento às ações de uma política pública da qual Campinas sempre se orgulhou. Cidade foi das pioneiras a se envolver na luta antimanicomial, a fechar hospitais psiquiátricos e a criar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para atender os pacientes, inclusive nas crises, de forma digna e humanitária, garantindo o convívio com a família. Para aqueles internados por décadas em hospícios e que perderam seus vínculos familiares, afetivos e sociais, foram criadas as residências terapêuticas, onde moram com outros colegas, mantendo-se o tratamento em liberdade, a essência da reforma psiquiátrica.

Segundo Roberto Mardem Soares Faria, coordenador da Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) um dos organizadores da conferência, para ser delegada e delegado da etapa municipal, que ocorre de 28 a 30 de janeiro de 2022, é necessário participar em uma das cinco Pré-Conferências Distritais, que já estão com as inscrições abertas (veja endereços abaixo). A Conferência de Saúde Mental pretende reforçar dois focos centrais do movimento antimanicomial: #trancar não é tratar; e #cuidado em liberdade: avançar e garantir atenção psicossocial no SUS.

um dos focos da conferência de saúde mental

“Campinas teve grandes avanços na atenção psicossocial e na forma de tratamento da Saúde Mental, mas o SUS como um todo vem sofrendo ataques brutais e muitas tentativas de privatização, o que precariza o serviço. O momento é de resistência e luta. Por isso é muito importante a participação de todes nas pré-conferências e na 3ª. CMSMC”, destaca Mardem.

Para ele, os principais desafios da Saúde Mental atualmente são: ampliar serviços para o tratamento em liberdade (CAPS, Centros de Convivências, Oficinas Terapêuticas, Residências terapêuticas, entre outras), garantindo acesso facilitado e a qualidade dos serviços prestados; garantir pessoal e a infraestrutura necessária nos serviços já existentes, permitindo condições adequadas de trabalho; ampliar a integração dos serviços da rede de cuidados psicossociais, incluindo a rede de atenção primária, porta de entrada e ponto de cuidado importante para muitos desses casos; ampliar a integração entre as várias políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis, o que inclui a assistência social, educação, cultura, esporte, trabalho e geração de rendas e moradia; ampliar a discussão com a sociedade e com os próprios trabalhadores da saúde para combater os preconceitos com os chamados loucos e com os usuários de drogas psicoativas. “Todas essas práticas são fundamentais para transformar o tratamento em saúde mental para cuidados ampliados em saúde, envolvendo toda a sociedade”, afirma Mardem. “Outra prioridade é a atenção à crise, pois é exatamente nesse momento que se dá o apelo, inclusive pela própria família, para a internação em hospitais psiquiátricos. Os CAPS, funcionando 24 horas e de portas abertas para receber os pacientes em crise, são imprescindíveis. Contudo precisam estar articulados com as famílias, comunidade e território de moradia do sujeito, fortalecendo a necessidade, mesmo nesse momento, do cuidado em liberdade, apoiado por instituições fortes e cientes do seu papel de apoio.”

Em audiência pública realizada no último dia 1°/12, o Conselho Municipal de Saúde aprovou o Regimento da 3ª. CMSMC, que tem como título “A Política da Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. Propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o município são alguns dos objetivos da Conferência. A íntegra da matéria pode ser acessada no site: https://cms.campinas.sp.gov.br/novidades/comissao-organizadora-da-3a-conferencia-de-saude-mental-de-campinas-divulga-texto. A Comissão organizadora da 3a. CMSMC divulga texto orientador dos debates. Integra pode ser conferida no site do CMS, no link: https://cms.campinas.sp.gov.br/novidades/comissao-organizadora-da-3a-conferencia-de-saude-mental-de-campinas-divulga-texto.

 

Os interessados podem se inscrever nos seguinte links ou email:

Leste       ️ No email: saude.distleste@campinas.sp.gov.br

Norte      ️ No link: https://forms.gle/EhsWRJSJJmvSrp2k8  

Noroeste ️ No link: https://forms.gle/3mmh5gosA1GrFr8WA

Sudoeste ️ No link: https://forms.gle/YVoew8qNbiDUr65b7

Sul           ️ No Link: https://forms.gle/Nv7WiSezkuixhMkYA

(Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto WASH)