A 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas vem ai!!!

 

A comissão organizadora do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, composta de profissionais, usuários (as), gestores, movimentos sociais e segmentos ligados à saúde mental preparam o encontro, depois de 12 anos da última Conferência, realizada em 2010

cartaz da 3a. CMSMC recorte

Conselho Municipal de Saúde de Campinas (CMS) e Movimento de Luta Antimanicomial de Campinas (MLAC) convidam os delegados e delegadas eleitos (as) nas pré-conferências distritais e conferências livres, a participarem da 3ª. Conferência Municipal de Saúde Mental de Campinas (CMSMC), que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Campus 2 da PUC-Campinas. Esta 3ª. CMSMC ocorre 12 anos depois do encontro anterior, realizado em 2010. O encontro será presencial, respeitando todos os protocolos sanitários impostos pela pandemia de Covid-19, como obrigatoriedade de máscara o tempo todo, uso de álcool gel e limite de 70% de ocupação dos auditórios. Também, em cumprimento às normas sanitárias, só poderão participar presencialmente da Conferência, os delegados e delegadas eleitos (as) em uma das cinco pré-conferências distritais e nas conferências livres.

O encontro vai abordar a luta antimanicomial e a defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS). Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental; políticas de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia são os outros eixos que serão discutidos na 3ª. CMSMC. 

No início desse mês, usuários e usuárias do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) do Serviço de Saúde dr. Cândido Ferreira realizaram a Plenária Livre Trabalho e Saúde Mental. Também foram realizadas as Conferências Livres das Mulheres Saúde Mental e Equidade, a da luta LGBTQUIA+ e Saúde Mental e a do Racismo e Saúde Mental, todas como preparatórias da 3ª. CMSMC e da 5ª. Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocasiões em que foram preenchidas as vagas remanescentes de delegados e delegadas usuáries do serviço.

Nayara Oliveira, presidenta do CMS destaca que, historicamente, as políticas públicas de saúde mental são baseadas nas diretrizes apontadas pelas conferências, e o hiato de 12 anos da conferência anterior mostra que a saúde mental não tem sido encarada como prioridade pelos governantes. “Isso é paradoxal, porque Campinas sempre esteve na vanguarda da luta antimanicomial. Campinas, Santos e São Paulo foram as primeiras cidades brasileiras a implantar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um passo importante na luta antimanicomial”, afirma. 

A programação da Conferência começa no dia 8 de abril, das 18h às 22h, com credenciamento de delegados (as), Mesa de Abertura, Conferência Magna e Leitura do Regimento. No segundo dia, 9 de abril, das 8h às 16h, ocorre o credenciamento de delegados (as) e os trabalhos em grupo, em que será debatido o texto orientador sistematizado pela Comissão Organizadora, considerando as propostas aprovadas nas Pré-Conferências Distritais e nas Conferências Livres. No dia 10 de abril, das 8h às 17h, será realizada a Plenária Final, com apresentação e votação das propostas e moções e eleição de delegados (as) para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde Mental, que serão realizadas, respectivamente, em 23 a 25 de junho e 8 a 11 de novembro de 2022. Conheça a programação aqui

As atividades da 3ª. Conferência estarão concentradas no Auditório Monsenhor Doutor Emílio José Salim e no bloco “A” do Centro de Ciências da Vida do campus 2 da PUC-Campinas (Av. John Boyd Dunlop, Jd. Ipaussurama). A Conferência será transmitida pelo Facebook do CMS e no canal do Youtube do Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde (CETS).

(Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto WASH. Revisão: Nayara Oliveira)

Leia o regimento que será apresentado para ser debatido e aprovado aqui

Leia também o texto que serviu de subsídio para os debates nas Pré-Conferências Distritais aqui

As propostas produzidas pela Pré-Conferência Distrital da Leste aqui

As propostas produzidas pela Pré-Conferência Distrital da Noroeste aqui

As propostas produzidas pela Pré-Conferência Distrital da Norte aqui

As propostas produzidas pela Pré-Conferência Distrital da Sudoeste aqui

As propostas produzidas pela Pré-Conferência Distrital da Sul aqui 

As propostas produzidas pela Conferência Livre LGBTQIA+ aqui

As propostas produzidas pela Conferência Livre Mulheres aqui

As propostas produzidas pela Conferência Livre Raça aqui

As propostas produzidas pela Conferência Livre Trabalho aqui