A hora da Homeopatia

CMS pede concurso público e contratação de médicos homeopatas para a rede municipal de Saúde

 

O Conselho Municipal de Saúde aprovou ontem, 24, uma moção de apoio à homeopatia na rede municipal de Saúde e à realização imediata de concurso público que inclua a contratação de homeopatas para atuar nas unidades.

O atendimento homeopático está bem precário na rede. No ambulatório de Homeopatia que funciona na Policlínica II, apenas dois profissionais estão atuando, num total de 36 horas semanais, somando os turnos de ambos. Os distritos de Saúde Noroeste e Sudoeste contam, cada um, com apenas um profissional em tempo integral. Além deles, homeopatas atendem nos distritos Norte e Leste, mas com uma carga que varia entre 6h e 8h semanais apenas. E o Distrito Sul não tem atendimento homeopático, os casos eventuais são encaminhados à Policlínica II.

“Éramos em sete profissionais na Policlínica e hoje somos apenas dois. O ideal para suprir a necessidade básica desse atendimento seria, no mínimo, dois homeopatas por Distrito de Saúde,  mas com a carga horária completa, e não como acontece hoje, do médico atender outra especialidade e reservar algumas horas semanais para a homeopatia”, explica  Renata Maria Razera Capela, médica concursada da rede básica há 9 anos, mas que entrou como pediatra, já que não havia vaga para homeopata na época. Somente como homeopata ela passou a atender em novembro de 2020. Atualmente, além da Policlínica, divide o tempo entre três Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), abrangendo seis centros de saúde, o que torna o atendimento uma espécie de clínica itinerante, sem responder à proposta do NASF. “A partir do ano que vem, ficarei em três locais, na Policlínica e na NASF Santo Antonio/Santos Dumont”, informa. Os pacientes das outras unidades serão encaminhados para a Policlínica.

quadro geral sobre o que é homeopatia

A Homeopatia é uma ciência que surgiu para o tratamento do doente, e não das doenças. “Nesse sentido, com o tratamento homeopático é possível alcançar o equilíbrio emocional, e através disso, o restabelecimento da saúde mental e diminuição até finalização, quando possível, dos agravos físicos”, explica Renata, frisando que efeitos adversos de medicamentos homeopáticos são raros. “O custo financeiro desse tratamento é inversamente proporcional ao seu benefício. Medicamento homeopático é infinitamente mais acessível que medicamentos alopáticos, onerando muito menos os cofres públicos.” A Prefeitura tem parceria com uma farmácia que fornece os medicamentos homeopáticos gratuitamente.

Uma dificuldade apontada pela profissional refere-se ao desconhecimento da oferta dessa prática. “Faz-se necessária uma ampla divulgação da existência do tratamento médico homeopático no SUS – Campinas tanto para usuários como para os profissionais da saúde. A rotatividade das equipes de saúde é muito alta e quando ingressam no trabalho, muitos ficam um período grande sem conhecer todas as ofertas de tratamento aos pacientes, entre essas, o tratamento homeopático. E, é claro, no próximo concurso é necessário ter vagas para médico homeopata pois no momento somos apenas em cinco colegas atendendo essa especialidade”, destaca Renata.

“O Conselho Municipal de Saúde de Campinas apoia a realização imediata de concurso público para contratação de novos médicos homeopatas, repondo os que se aposentaram ou se desligaram, mas também reforçando as equipes da Atenção Primária e Secundária em Saúde, retomando o papel honroso de Campinas no cenário nacional em relação à Homeopatia, sob pena de se perder e virar uma página esquecida da história da saúde de nossa cidade.”, diz trecho da moção. O serviço homeopático é ofertado em Campinas desde 1989. (Delma Medeiros/Especial para o CMS via Projeto WASH)

Conheça mais sobre Homeopatia e sobre a Homeopatia que é realizada no SUS Campinas. 

Divulgue!! Valorize!!